Gaudium news > São João Del Rei (MG) festeja os 208 anos do batismo da Beata Nhá Chica

São João Del Rei (MG) festeja os 208 anos do batismo da Beata Nhá Chica

São João Del Rei – Minas Gerais (Quinta-feira, 26-04-2018, Gaudium Press) As comemorações dos 208 anos do batismo de Francisca de Paula de Jesus, a Beata Nhá Chica, terão início nesta quinta-feira, 26 de abril.

São João Del Rei (MG) festeja os 208 anos do batismo da Beata Nhá Chica.jpg

Na ocasião, haverá uma programação repleta de atividades, como celebrações eucarísticas, caminhadas e orações do terço.

Em Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno, distrito do município de São João del-Rei, ocorre a partir das 19h um Tríduo Preparatório, com Santa Missa seguida de procissão. Entre 27 e 28 de abril, as cerimônias iniciam às 19h.

No dia 29, acontece a 7ª edição da Caminhada do Terço dos Homes Nhá Chica. Nesta data, a concentração dos fiéis está marcada para às 7h, e depois, será feita a oração do terço, na Matriz de Santo Antônio e Bem-Aventurada Nhá Chica.

Às 8h30, os devotos voltam a fazer caminhada, desta vez passando pelas ruinas da igreja velha, na qual foi batizada a religiosa. Os festejos encerram-se com missa programada para às 11h.

Francisca Paula de Jesus nasceu em 1810, em Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno. Aos oito anos de idade, mudou-se para Baependi, e por lá, viveu de modo profundo a sua fé católica.

Convivendo com pessoas simples, para todos os que a procuravam ela tinha sempre uma palavra de conforto, assim como um conselho ou uma promessa de oração.

Através de sua prática da caridade e solicitude, a religiosa ficou conhecida como a “Mãe dos Pobres”.

Após sua morte em 14 de junho de 1895, em Baependi, aos 85 anos, a comissão em prol de sua beatificação começou em 1989. Em 1991 ela passou a ser considerada Serva de Deus, a primeira nomeação do processo de canonização.

Em 2012, Nhá Chica foi elevada a venerável com reconhecimento pelo Vaticano da cura da enfermidade de uma devota, o que permitiu sua beatificação no ano seguinte, no dia 4 de maio, durante cerimônia presidida pelo Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, o Cardeal Angelo Amato.

Naquele tempo, o representante da Santa Sé anunciou o dia 14 de junho como a festa litúrgica em memória da religiosa, que se tornou a primeira leiga e negra brasileira a ser declarada beata pela Igreja Católica. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Diocese de São João Del Rei

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas