Gaudium news > Papa na Audiência: “Ou você está bem com Deus ou com o diabo”

Papa na Audiência: “Ou você está bem com Deus ou com o diabo”

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 02-05-2018, Gaudium Press) A Audiência Geral desta quarta-feira, 02 de maio foi feira na Praça São Pedro com a presença de cerca de 20 mil pessoas que foram ouvir as palavras do Papa.

Francisco continuou com o ciclo de reflexões que iniciou recentemente abordando o tema do Batismo. Desta vez, em sua catequese, ele tratou ritos centrais deste sacramento.

A água: Simbolismo 

02Papa na Audiência- ?Ou você está bem com Deus ou com o diabo? .jpg

Para iniciar o Papa procurou explicar o simbolismo da água no Batismo. Ele recordou que a água é um elemento purificador.

A água é matriz da vida e do bem-estar. A falta da água ou o excesso dela pode ser também causa de morte. Por isso, possui um grande simbolismo na Bíblia para quando as Escrituras falam das intervenções de Deus: as águas do dilúvio, a passagem pelas águas do Mar Vermelho, o sangue e água que correram do lado de Cristo crucificado.

Francisco explicou que a água não tem o poder de curar. No Batismo, o que cura é a ação do Espírito Santo. No Batismo, a água torna-se um instrumento que permite a quem recebe este sacramento ser sepultado com Cristo e, com Ele, ressuscitar para uma vida imortal:

É uma ação do Espírito Santo.

De Bem com Deus ou com o Diabo

Quem se prepara para receber este Sacramento deve renunciar a Satanás e fazer a sua profissão de fé, explica o Papa:
“O diabo divide. Deus une sempre num só povo. Não é possível aderir a Cristo colocando condições. De algumas pessoas dizemos que se dão bem com Deus e com o diabo. Isso não é possível”, afirmou Francisco.

“Ou você está bem com Deus ou com o diabo. Por isso a renúncia e o ato de fé vão juntos”.

Renunciar, Crer: a base do Batismo

No rito batismal é feita a pergunta “Renunciam a Satanás, a todas as suas obras e a todas as suas seduções? ” e a resposta deve ser formulada na primeira pessoa do singular: “Renuncio”.

Também na primeira pessoa do singular é o modo como deve ser professada a fé da Igreja: “Creio”. Portanto, Renunciar a satanás e Crer “é a base do Batismo”, salientou Francisco.

Para o Pontífice, trata-se de uma escolha responsável, que exige ser afirmada em gestos concretos de confiança em Deus, de luta contra o pecado e de esforço para configurar a própria vida aos ensinamentos de Jesus. Evidentemente isso só se realiza com a participação da graça de Deus,

Imergir no amor da Santíssima Trindade

“Queridos irmãos e irmãs, quando molhamos a mão na água benta e fazemos o sinal do Cruz, pensemos com alegria e gratidão no Batismo que recebemos, e renovemos o nosso ‘Amém’, para assim vivermos imergidos no amor da Santíssima Trindade”, recomendou Francisco ao encerrar suas reflexões. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com Informações Vatican News)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas