Gaudium news > Para o Papa Francisco, a Fé se transmite com amor e testemunho

Para o Papa Francisco, a Fé se transmite com amor e testemunho

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 03-05-2018, Gaudium Press) Transmissão da Fé foi o tema da homilia do Papa Francisco na Missa que celebrou nesta manhã de quinta-feira na Capela da Casa Santa Marta.

Para o Pontífice, “Transmitir a fé” não quer dizer “fazer proselitismo”, ou seja, “procurar pessoas para que torçam por um time de futebol” ou para pertencerem a um “centro cultural”.
Para o Pontífice, transmitir a Fé consiste em testemunhar com amor.

Transmissão da Fé: Fundar um Coração

Francisco fez suas afirmações na reflexão feita depois de ler um trecho da Carta de São Paulo aos Coríntios.
Ele afirmou que ser cristão não é aprender mecanicamente um livreto ou algumas noções, mas significa ser “fecundo na transmissão da fé”, assim como a Igreja, que é “mãe” e dá à luz “filhos na fé”:

“Transmitir a fé não é dar informações, mas fundar um coração, fundar um coração na fé em Jesus Cristo. Não se pode transmitir a fé mecanicamente: ‘Mas pegue este livreto, estude e depois o batizo’. Não. O caminho para transmitir a fé é outro: transmitir aquilo que nós recebemos. E este é o desafio de um cristão: ser fecundo na transmissão da fé. E também é o desafio da Igreja: ser mãe fecunda, dar à luz filhos na fé”.

Transmitir a fé: amor e testemunho

Para o Pontífice a transmissão da fé que atravessa gerações é feita em uma atmosfera que perfuma de amor.
Ele recorda que o credo também não é feito só de palavras, mas de “carícias”, com a “ternura”. As babás, que são quase uma segunda mãe, geralmente são -cada vez mais- as que transmitem a Fé, com atenção e ajuda.

O primeiro ato da transmissão da Fé é, sem dúvida, o amor. E o segundo ato é o testemunho:

“Transmitir a fé não é fazer proselitismo, é outra coisa, é ainda maior. Não é buscar pessoas que torçam por um time de futebol, um clube, um centro cultural; isso pode ser, mas a fé não se propaga com proselitismo. Bento XVI disse bem: ‘A Igreja não cresce por proselitismo, mas por atração’. A fé se transmite, mas por atração, isto é, por testemunho”, diz Francisco.

Crescer por atração, transmitir pelo testemunho

Testemunhar na vida de todos os dias aquilo em que acreditamos nos faz justos “aos olhos de Deus”, confirma os que nos rodeiam:

“E o testemunho provoca curiosidade no coração do outro e aquela curiosidade o Espírito Santo a pega e trabalha a partir de dentro. A Igreja cresce por atração, atração. E a transmissão da fé se dá com o testemunho, até o martírio.

Quando se vê esta coerência de vida com aquilo que nós dizemos, sempre vem a curiosidade: ‘Mas por que esta pessoa vive assim? Por que leva uma vida de serviço aos outros?’.

E aquela curiosidade é a semente que pega o Espírito Santo e a leva avante.

A transmissão da fé nos faz justos, nos justifica. A fé nos justifica e na transmissão nós damos a verdadeira justiça aos outros”. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com Informações Vatican News)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas