Gaudium news > Bispos na Austrália celebram 200 anos de permanência do Santíssimo Sacramento no país

Bispos na Austrália celebram 200 anos de permanência do Santíssimo Sacramento no país

Austrália – Sidney (Quinta-feira, 03-05-2018, Gaudium Press) Em uma significativa celebração, dezenas de Bispos de toda Austrália se reunirão no templo de São Patrício em The Rocks, lugar onde começou o assentamento da cidade de Sidney, para celebrar os 200 anos de presença do Santíssimo Sacramento no país. A comemoração não festeja somente a presença da Eucaristia, mas a Fé dos católicos na primeira colônia católica, que realizaram a Adoração Eucarística até que chegasse um sacerdote ao lugar.

Bispos na Austrália celebram 200 anos de permanência do Santíssimo Sacramento no país.jpg

O primeiro sacerdote católico a chegar ao que é hoje a cidade de Sidney foi o Padre Jeremías O’Flynn, que foi um capelão não oficial para a colônia católica no final de 1817. Por causa de uma falta de documentos, o sacerdote foi preso e enviado de volta para casa depois de 6 meses. Antes de partir, em um fato que não se podia determinar se foi intencional ou acidental, o sacerdote deixou uma hóstia consagrada na casa de um dos colonos católicos mais proeminentes: William Davis ou James Dempsey.

Os fiéis locais decidiram enfrentar os castigos por não participarem dos serviços religiosos dos protestantes e em troca, apesar de não ter sacerdote nem poder celebrar a Eucaristia, começaram a reunir-se para adorar o Santíssimo Sacramento que tinham reservado. Os leigos organizaram a Adoração Eucarística e a mantiveram ativa durante muitos meses até que chegou o primeiro capelão oficial.

O templo de São Patrício se localiza no mesmo bairro onde se encontravam as casas de Davis e Dempsey, os pilares da comunidade católica local, e o templo foi construído para comemorar a preservação da Eucaristia nesta comunidade. “Em particular, saber que estes primeiros católicos sofreram por causa de sua Fé é inspirador”, indicou à Arquidiocese de Sidney o atual pároco de São Patrício, o Padre Michael Whelan. “Em um sentido muito real, o berço da Igreja Católica na Austrália está justamente aqui”.

200 anos depois, a devoção eucarística continua viva no templo. Aproximadamente três mil pessoas vem a São Patrício fazer sua oração pessoal e render culto litúrgico, informou o pároco. Se celebram cinco Missas em cada dia da semana e treze Missas no domingo, com jornadas de 40 horas de Reconciliação disponíveis. “Quando a Eucaristia não está sendo celebrada, normalmente temos exposto o Santíssimo Sacramento”, concluiu. “São Patrício é verdadeiramente um oásis espiritual em meio da cidade”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas