Gaudium news > Arquidiocese de São Paulo realiza 117ª Romaria ao Santuário de Aparecida

Arquidiocese de São Paulo realiza 117ª Romaria ao Santuário de Aparecida

São Paulo (Terça-feira, 15-05-2018, Gaudium Press) A Arquidiocese de São Paulo realizou no primeiro domingo do mês de maio sua 117ª edição da Romaria Arquidiocesana ao Santuário Nacional de Aparecida, inspirada no tema “Leigos com Maria, rumo ao sínodo arquidiocesano”. Mais de 12 mil fiéis participaram da celebração, que teve início no altar central da Basílica, presidida pelo Cardeal Arcebispo Odilo Pedro Scherer e concelebrada pelos bispos auxiliares.

 Arquidiocese de São Paulo realiza 117ª Romaria ao Santuário de Aparecida.jpg
Foto: Luciney Martins/O São Paulo

Considerada uma das mais antigas e numerosas na história das romarias à “Casa da Mãe”, a Romaria da Arquidiocese de São Paulo teve a presença de romeiros das seis regiões episcopais arquidiocesanas, que se uniram com os demais peregrinos presentes na Catedral.

Após saudar os romeiros, Dom Odilo afirmou que os peregrinos da Arquidiocese de São Paulo trouxeram como intenção em especial os atingidos pelo incêndio e desabamento do edifício Wilton Paes de Almeida, no centro da capital, na madrugada do dia 1º de maio, e todos aqueles que sofrem com a falta de moradia.

Em sua homilia, Dom Odilo ressaltou que o Ano Nacional do Laicato diz respeito a todos os batizados e que a vocação fundamental e primeira de todos os cristãos é a de serem discípulos e missionários de Jesus Cristo, chamados a darem testemunho na família e na sociedade, “nas muitas maneiras de serem cidadãos cristãos católicos”.

O sínodo arquidiocesano também foi comentado pelo purpurado. “Queremos por meio do sínodo colocar-nos a escutar melhor o apelo de Deus, sobre a nossa realidade, sobre a nossa Arquidiocese. Para isso é o sínodo. E por isso queremos fazer esse caminho de comunhão, de esforço conjunto, todos juntos caminhando nessa mesma direção, nessa mesma preocupação de ouvir melhor a voz de Deus”, explicou o Cardeal.

Ao refletir sobre as leituras proclamadas no 6º Domingo da Páscoa, o Arcebispo de São Paulo lembrou que a Palavra de Deus, expressa no relato de São João, sobre o mandamento do amor, põe a todos no coração do Evangelho.

“Primeiro ponto, o centro da nossa fé, da nossa religião: Deus nos ama, de amor infinito, e Deus nos amou primeiro. E vem o segundo ponto da nossa fé, da nossa religião, o núcleo central da nossa fé: a nossa correspondência ao amor de Deus, retribuir com nossa atitude a esse amor que nos amou primeiro”. Dom Odilo exortou que todos aprendam de Nossa Senhora – que viveu essa verdadeira comunhão com Deus e com seu filho Jesus – essa lição fundamental da prática da vida cristã. “Que Ela nos ensine assim a também amarmos a Deus, amar a Jesus Cristo, Nosso Senhor, amar ao próximo como Jesus nos ama…Nossa fé, nossa religião é a religião do amor a Deus, do amor ao próximo, aqui está o centro de tudo”, concluiu. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de São Paulo

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas