Gaudium news > Paróquias de Nossa Senhora Fátima no Nordeste do país celebram 50 anos

Paróquias de Nossa Senhora Fátima no Nordeste do país celebram 50 anos

Redação (Terça-feira, 15-05-2018, Gaudium Press) As cidades de Aracaju, capital do Estado do Sergipe, e Crato, situada no interior do Ceará, tem motivos similares para celebrar com mais entusiasmo este mês de maio. As duas localidades festejaram os 50 de suas paróquias dedicadas a Nossa Senhora de Fátima.

“Tornai-nos amantes da verdade do teu Filho!”

Paróquias de Nossa Senhora Fátima no Nordeste do país celebram 50 anos.jpg

Em Crato, “50 anos de história, ó Virgem de Fátima! Tornai-nos cristãos de uma igreja em saída!” foi a temática refletida pelos devotos durante a celebração da memória da Padroeira e o aniversário de 50 anos de criação da igreja viva, no último domingo, 13 de maio.

Na ocasião, os paroquianos e devotos lotaram o interior e exterior da matriz para acompanhar a Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano, Dom Gilberto Pastana, e concelebrada pelos padres Aureliano Gondim, administrador paroquial, e Cicero Luciano, vigário paroquial.

Ao longo das comemorações, foram lembradas as pessoas que fizeram e que ainda fazem parte da caminhada da paróquia.

Para o Padre Aureliano, a proposta da festividade, por ocasião da promoção do leigo, “que é protagonista na igreja e na sociedade”, o faz lembrar as palavras do evangelista São Lucas, “quando, depois de Maria saber que seria a mãe do filho de Deus, ela se dirige apressadamente – é assim que diz no evangelho – ao encontro de sua prima Isabel”.

“Ela (Maria Santíssima) sai ao encontro de Isabel para partilhar aquela alegria. Então este deve ser o compromisso de cada leigo, de cada cristão: sair de si para ir ao encontro do outro, partilhar a alegria e a boa nova”, completou o sacerdote, ressaltando o exemplo de Nossa Senhora nesta Igreja missionária.

Em sua homilia, o bispo diocesano refletiu o pedido da temática abordada durante o novenário. “Vocês querem, também, fazer um pedido a Nossa Senhora: ‘Ó Virgem de Fátima, tornai-nos cristãos’. Isso é um pedido transformador, um desejo profundo que vocês expressam a mãe de Jesus, aquela que nos leva ao seu Filho, e ela nos torna, à medida que nos orienta nos chama, nos aponta para Jesus. Tornai-nos cristãos, tornai-nos amantes da verdade do teu Filho! Ela certamente irá dizer: ‘Fazei tudo o que Ele vos disser’ (Jo 2,5) e eu estarei sempre com vocês”, declarou.

No final da cerimônia, os fiéis se dirigiram à Praça Antônio Esmeraldo do Silva para darem início a procissão com o carro andor, que trazia a Imagem de Nossa Senhora.

Após a romaria, o público, reunido na lateral da igreja, recebeu a benção do Santíssimo Sacramento.

Presença das relíquias de Francisco e Jacinta

Paróquias de Nossa Senhora Fátima no Nordeste do país celebram 50 anos (2).png

Os festejos em honra a Virgem de Fátima em 13 de maio passado, na comunidade paroquial do Ponto Novo, em Aracaju, atraíram centenas de fiéis sergipanos. Às 12h, houve missa solene, presidida por Dom João José Costa, em ação de graças pelos 50 anos de criação da paróquia. Concelebraram o pároco, Padre Rinaldo Rezende, e o ex-pároco, Padre João Félix.

Ao longo da missa, um breve histórico foi apresentado pelo Padre Rinaldo, mostrando que antes da criação da paróquia, em 14 de maio de 1968, no governo pastoral de Dom José Vicente Távora (1958-1970), o bairro era assistido por sacerdotes salesianos.

Para proporcionar uma proximidade maior dos devotos com a Padroeira, o pároco colocou, ao lado do presbitério, uma imagem da Mãe Santíssima junto com algumas relíquias dos santos Francisco e Jacinta Marto, vindas diretamente de Fátima, em Portugal. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Aracaju e Arquidiocese de Crato

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas