Gaudium news > Ex-Santo Ofício Inicia Simpósio “A Inquisição romana e os seus Arquivos”

Ex-Santo Ofício Inicia Simpósio “A Inquisição romana e os seus Arquivos”

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 15-05-2018, Gaudium Press) A partir de hoje, terça-feira, 15/05, até o dia 17 de maio, a Congregação para a Doutrina da Fé da Santa Sé vai promover o Simpósio Internacional de Estudos “A Inquisição romana e os seus Arquivos”.

Ex-Santo Ofício inicia Simpósio ?A Inquisição romana e os seus Arquivos?.jpg

O responsável pela abertura dos trabalhos do simpósio foi o prefeito da congregação, Dom Luís Ladaria Ferrer.
Ficará por conta do diretor do arquivo da Congregação para a Doutrina da Fé, Dom Alejandro Cifres e o estudioso alemão Herman Schwedt apresentar as conclusões do evento.

A organização simpósio conta com a presença de 40 investigadores da Itália e de outros países europeus, além dos Estados Unidos da América e do Canadá.

Serão temas a serem tratados durante os dias de estudo:
“As fronteiras da pesquisa;
As inquisições: lugares e pessoas;
A Inquisição entre narrativa, cinema e publicidade”.

O evento internacional desenvolve-se junto à Biblioteca do Senado, em Roma, na ‘Insula Dominicana de Santa Maria Sopra Minerva’, que foi ligada a acontecimentos relacionados com as Congregações do Santo Ofício e do Índice dos Livros Proibidos, informa o ‘Vatican News’.

Abertura dos Arquivos

O simpósio sobre a Inquisição recorda os 20 anos da abertura dos arquivos da congregação católica que, como se sabe, foi um marco para os estudos sobre a inquisição romana.

A abertura dos arquivos deu-se em janeiro de 1998, numa cerimônia presidida pelo então prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé – cardeal Joseph Ratzinger – o agora Papa emérito Bento XVI.
Na ocasião foram abertos os arquivos e admitidos estudiosos para pesquisas.

O atual simpósio, que está sendo realizado até o dia 17 próximo, faz parte do 4.º encontro do ciclo ‘Memoria Fidei’, inaugurado em 2013, como um fórum permanente de colaboração e atualização entre arquivos eclesiásticos. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas