Gaudium news > Apresentado site oficial para a Colômbia do Óbolo de São Pedro

Apresentado site oficial para a Colômbia do Óbolo de São Pedro

Colômbia – Bogotá (Quarta-feira, 16-05-2018, Gaudium Press) No próximo dia 1º de julho ocorrerá a Jornada Mundial da Caridade do Papa, conhecida também como o Óbolo de São Pedro. Com o objetivo de animar aos fiéis a somarem-se de maneira generosa a esta coleta, que ocorre todos os anos durante o domingo próximo à festa de São Pedro e São Paulo, a Nunciatura Apostólica na Colômbia apresentou o site oficial da campanha para a Colômbia: colectadelpapa.co.

Apresentado site oficial para a Colômbia do Óbolo de São Pedro.jpg

A apresentação do site ocorreu no dia 09 de maio no marco do Encontro Nacional de Delegados de Comunicação da Igreja Católica na Colômbia que se desenvolverá em Bogotá de 08 a 10 de maio.

Na ocasião Dom Ettore Balestrero, Núncio Apostólico na Colômbia, deu a conhecer a jornada e animou aos responsáveis das comunicações a promover a coleta em cada uma de suas jurisdições eclesiais.

Em um vídeo promocional, que vem sendo difundido a partir do site da Coleta do Papa, o representante do Pontífice no país latino-americano, explica o motivo dessa iniciativa: “O Óbolo de São Pedro é a ajuda econômica que os fiéis oferecem ao Santo Padre para que ele possa apoiar muitas necessidades da Igreja Universal, e, acima de tudo, para que ele possa ajudar aos mais pobres e necessitados”.

No site do Óbolo para a Colômbia -que foi desenvolvido pela delegação nacional da campanha- se expõem o motivo da coleta, suas origens, e se oferecem vários insumos para promover a jornada nas distintas jurisdições eclesiásticas. Entre os materiais se encontra o cartaz da coleta, assim como um folheto com informações completas sobre a iniciativa, suas origens e por quê; um separador, bem como um guia para celebrar a vigília no âmbito da solenidade da festa de São Pedro e São Paulo; e a Santa Missa desta festividade.

A Jornada Mundial da Caridade e Coleta do Papa tem suas origens a partir da primitiva comunidade cristã, tal como está testemunhado nas Sagradas Escrituras, onde se faz referência à ajuda espiritual e material que se oferecia, especialmente aos mais necessitados.

Como se descreve nos Atos dos Apóstolos 4, 34-35: “Assim que não havia entre eles nenhum necessitado, porque todos os que possuíam terras ou casas, as vendiam, e traziam o produto do que foi vendido e o depositavam aos pés dos apóstolos; e se repartia a cada um de acordo com sua necessidade”.

Após a conversão dos anglo-saxões no final do século VII, nasceu o “Denário Sancti Pedri” ou “Esmola a São Pedro”, como uma maneira estável de contribuição ao Santo Padre, que logo se espalhou em diversos países europeus.

Com o pontificado de Pio IX, através da Encíclica “Saepe Venerabilis” de 05 de agosto de 1871, se ampliou o sentido desta contribuição para que fosse voluntária e dirigida aos fiéis católicos do mundo.

A coleta é destinada para que o Santo Padre, em nome da Igreja Universal, possa atender a diferentes necessidades, entre elas obras missionárias, iniciativas humanitárias e de promoção social ao redor do mundo. De modo especial, a educação católica naqueles lugares onde não há recursos para tal fim, e a atenção humanitária em desastres naturais. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas