Gaudium news > Igreja se prepara para Semana Missionária na Amazônia

Igreja se prepara para Semana Missionária na Amazônia

Brasília (Terça, 20-10-2009, Gaudium Press) Começa no próximo domingo (25) e vai até 31 de outubro, a Semana Missionária para a Igreja Católica na Amazônia, evento organizado pela Comissão Episcopal para Amazônia, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Segundo a CNBB, a missa de abertura será presidida pelo presidente da Comissão para a Amazônia e bispo emérito de Pelotas (RS), dom Jayme Henrique Chemello, às 9h na Catedral da Sé, em Belém (PA). A abertura também ocorrerá em todas as dioceses do Brasil.

A assessora da Comissão, irmã Maria Irene Lopes dos Santos, disse que o objetivo é a união em oração para que a Semana ocorra bem em todo o país.

“Dioceses, paróquias e comunidades devem se envolver na realização da Semana Missionária com o objetivo de chamar atenção para a região e a realidade social e ambiental na qual o seu povo vive. Cabe às igrejas de todo o país lançar um olhar sobre o evento para que façam as pessoas se interessarem pelas causas da Amazônia”, afirmou irmã Irene.

Durante a abertura da Reunião Ordinária do Conselho Permanente na manhã de hoje (20), no auditório dom Helder Câmara, na sede da CNBB, em Brasília, a oração foi dedicada à Semana Missionária na Amazônia e reuniu bispos e integrantes do Conselho, além de contar com a participação de todos os funcionários da casa.

No decorrer da oração, foram lidos os capítulos 3 e 4 do livro de Jonas, que narra seu envio por Deus à cidade de Nínive com o objetivo da conversão do povo. A leitura foi realizada pelo presidente da CNBB e arcebispo de Mariana (MG), dom Geraldo Lyrio Rocha.

Entre os bispos presentes, o bispo de Montes Claros (MG), dom José Alberto Moura, afirmou ser necessário estimular a ação missionária “para que ela seja aumentada e proliferada em nosso meio”.

Já o bispo de Itabuna (BA), dom Ceslau Stanula, disse que, “graças a Igreja, a Amazônia é dos brasileiros”. Dom Stanula observou, ainda, que “devemos nos converter para não ficarmos apenas tristes com aqueles que doaram suas vidas pela Amazônia, mas para auxiliar os carentes do Evangelho e da Palavra de Deus”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas