Gaudium news > Norte do Paraná realizará I Seminário de Turismo Religioso e Sustentável

Norte do Paraná realizará I Seminário de Turismo Religioso e Sustentável

Jacarezinho (Terça, 20-10-2009, Gaudium Press) A diocese de Jacarezinho no Paraná, através da Rota do Rosário, promoverá no dia 29 de outubro o I Seminário de Turismo Religioso e Sustentável do Norte do Estado. A Rota do Rosário é um projeto de turismo religioso e sustentável que serve como instrumento de evangelização e desenvolvimento regional.

O objetivo do seminário, conforme o coordenador da Rota do Rosário, Pe. Celso Miqueli, será reunir as pessoas que podem contribuir com o turismo religioso local e regional e abrir espaço para o diálogo sobre a instrumentalização do mesmo como canal para o desenvolvimento econômico, social e humano. “Quando pessoas se reúnem, ideias surgem, valores são agregados, é uma soma de inteligências que se dispõe a discutir, avaliar e planejar o futuro de nossa região”, afirma.

O encontro contará com a presença de personalidades ligadas ao turismo, como lideranças católicas que estão empenhadas no desenvolvimento regional através de uma das ferramentas que é o turismo religioso. De acordo com a equipe organizadora do seminário, deve-se destacar a presença do bispo diocesano de Jacarezinho, dom Fernando José Penteado, que abordará o tema “Turismo Religioso – Evangelização, paz e desenvolvimento”. Outro participante será o Pe. Chiquim, secretário executivo da CNBB Regional Sul II, que falará sobre o turismo religioso no Paraná.

Segundo dom Fernando, este evento não envolverá somente as igrejas ou santuários que já fazem parte da Rota do Rosário, é um projeto para todos os municípios do Norte Pioneiro do Estado, e além fronteiras. “Todos podem ganhar com esta atividade, que envolve o segmento religioso, cultural, artístico, folclórico, ecológico e histórico, entre outros”, salienta o bispo. E o Pe. Celso ainda complementa “vamos atrair pessoas, solidificar as famílias e gerar oportunidades através de um turismo sustentável”.

As atividades serão realizadas no Conjunto Amadores de Teatro – CAT, na cidade de Jacarezinho, das 8h da manhã ás 17h30 da tarde. O seminário é resultado da parceria entre a Rota do Rosário, da CNBB Regional Sul II, do SEBRAE, da Agência de Desenvolvimento Turístico do Norte do Paraná (ADETUNORP), da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (AMUNORPI), da Federação do Comércio do Paraná (FECOMERCIO) e da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Informações e inscrições pelos telefones (43) 3525-0707 com a Cúria Diocesana e (43) 9961-4146 com a coordenação.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas