Gaudium news > Natal: revanche da humildade sobre a arrogância, diz Papa

Natal: revanche da humildade sobre a arrogância, diz Papa

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 19-12-2018, Gaudium Press) A Audiência Geral desta quarta-feira, 19/12, foi realizada na Sala Paulo VI.

Natal-revanche da humildade sobre a arrogância, diz Papa.jpg

Para recordar aos presentes os seis dias que faltam para o Natal, Francisco pronunciou sua catequese que tinha como título: “Natal: as surpresas que agradam a Deus”. Ele acentuou que as decorações feitas com as árvores e luzes por toda parte recordam teremos uma festa.

Esta é uma festa que agrada a Deus?

A macro publicidade nos convida e impele a trocar presentes, fazer surpresas, agir em torno de certas novidades…
“Mas esta é a festa que agrada a Deus? De que Natal ele gostaria? Quais presentes e surpresas?”, perguntou o Papa e continuou:

“Olhemos ao primeiro Natal da história a fim de descobrir os gostos de Deus. Aquele Natal foi cheio de surpresas. Começamos com Maria, prometida em casamento a José: o anjo chega e muda sua vida. De virgem ela passará a ser mãe. Prossegue-se com José, chamado a ser pai de um filho sem gerá-lo. Um filho que chega no momento menos indicado, ou seja, quando Maria e José eram noivos e, de acordo com a Lei, não podiam morar juntos.”

Natal, mudanças e surpresas

“Diante do escândalo, o bom senso da época convidava José a repudiar Maria e salvar o seu nome, mas ele, que mesmo tendo direito, surpreende: para não prejudicar Maria pensa em deixá-la sem ninguém saber, ao custo de perder sua reputação. Então outra surpresa: no sonho, Deus muda os seus planos e lhe pede para receber Maria como esposa. Tendo nascido Jesus, quando tinha seus projetos para a família, mais uma vez em sonho lhe foi dito para se levantar e ir para o Egito. O Natal causa mudanças inesperadas de vida.”

Continuando, Francisco disse que é na “noite de Natal que chega a maior surpresa: o Altíssimo é um menino.
A Palavra divina é uma criança, o Salvador não é acolhido pelas autoridades da época, mas por simples pastores que, surpreendidos pelos anjos enquanto trabalhavam à noite, correm sem demora. Quem teria esperado isso? Natal é celebrar o inédito de Deus, ou melhor, um Deus inédito, que inverte as nossas lógicas e nossas expectativas.”

Natal: a vida não se programa, doa-se…

Francisco afirmou que celebrar o Natal é “acolher na terra as surpresas do Céu que trouxe suas novidades ao mundo. O Natal inaugura uma nova era, onde a vida não se programa, mas se doa; onde não se vive mais para si, de acordo com seus próprios gostos, mas para Deus e com Deus, porque a partir do Natal Deus é o Deus conosco. Viver o Natal é deixar-se abalar por sua surpreendente novidade. O Natal de Jesus não oferece o calor reconfortante da lareira, mas o arrepio divino que sacode a história. O Natal é a revanche da humildade sobre a arrogância, da simplicidade sobre a abundância, do silêncio sobre o tumulto, da oração sobre O “meu tempo”, de Deus sobre o meu “eu”.

Celebrar o Natal é “fazer como Maria: confiar-se docilmente a Deus, mesmo sem entender o que Ele fará. É fazer como José: levantar-se para realizar o que Deus quer, mesmo que não esteja de acordo com nossos planos. São José é surpreendente: ele nunca fala no Evangelho e o Senhor fala com ele em silêncio, no sono. Natal é preferir a voz silenciosa de Deus ao barulho do consumismo. Se soubermos ficar em silêncio diante do presépio, o Natal será uma surpresa para nós, não algo já visto”.

Será Natal – não será Natal

Para encerrar, Francisco faz um apelo, mas, antes, destacou que “é possível confundir a festa e preferir as coisas usuais da terra às novidades do Céu. Se o Natal for apenas uma bonita festa tradicional, onde nós estamos no Centro e não Ele, será uma ocasião perdida. Por favor, não mundanizemos o Natal! Não coloquemos de lado a pessoa festejada, como então, quando veio para a sua casa, mas os seus não a receberam”.

Para o Papa, para nós só será Natal se, “como José, dermos espaço ao silêncio; se, como Maria, dissermos a Deus “aqui estou”; se, como Jesus, estarmos próximos daqueles que estão sozinhos; se, como os pastores, deixarmos nossos recintos para estar com Jesus. Será Natal, se encontrarmos a luz na pobre gruta de Belém”.
E, não será Natal “se procurarmos o brilho cintilante do mundo, se nos enchermos de presentes, almoços e jantares, mas não ajudarmos pelo menos um pobre que se assemelha Deus, porque no Natal Deus veio pobre” ao mundo.

(JSG)

 

(Da Redação Gaudium Press, com informações Vatican News)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas