Gaudium news > Três mil jovens são esperados para o Dia Nacional da Juventude em Curitiba

Três mil jovens são esperados para o Dia Nacional da Juventude em Curitiba

Curitiba (Terça 20-10-2009, Gaudium Press) Com o tema “A juventude em marcha contra a violência” e lema “Contra o extermínio da juventude na luta pela vida” (do Dia Nacional da Juventude), a Comissão Juventude da Arquidiocese de Curitiba pretende mobilizar, no sábado (24), cerca de 3 mil jovens para sair às ruas e protestar contra os índices de violência que vêm assolando a juventude. Entre os participantes, estarão presentes coordenadores, líderes e membros de grupos, movimentos, pastorais, paróquias, colégios, universidades e ONG’s.

Segundo o coordenador da Comissão Juventude da Arquidiocese, Pe. Alexsander Cordeiro, o evento tem como objetivo continuar com as reflexões e ações realizadas durante a Campanha da Fraternidade desse ano e refletir sobre a “cruel violência” que atinge a milhares de jovens no país.

“Não podemos ficar indiferentes a esta realidade. Por este motivo, queremos sair às ruas e permitir aos jovens que mostrem do que a juventude é capaz. Nós, seguidores de Cristo, temos o dever de amar os jovens e dar a vida por eles”, afirma o padre.

A programação do evento tem início às 8h30 com a concentração em frente à Catedral Metropolitana. A partir das 9h, o bispo auxiliar de Curitiba, dom João Carlos Semene, preside a Santa Missa na praça Tiradentes. Depois, será realizada uma “Ação Missionária” nas quadras do calçadão da Rua XV de Novembro.

A atividade vai incluir apresentações de teatro, dança, malabares e outros, além de grupos de jovens que farão a abordagem aos transeuntes, convidando-os à reflexão do contexto do evento.

Na sequência, também está previsto um Ato Público pela paz com a presença do arcebispo metropolitano de Curitiba, dom Moacyr José Vitti, reunindo jovens com camisetas brancas na rua Monsenhor Celso. O evento termina com um show musical em frente à Catedral Basílica.

De acordo com um estudo divulgado pelo Índice de Homicídios na Adolescência (IHA), em julho desse ano, Curitiba está em 7º lugar no ranking das cidades com maior número de assassinatos de jovens no Brasil.

O Dia Nacional da Juventude

O DNJ foi celebrado, pela primeira vez, por ocasião do Ano Internacional da Juventude proclamado pela Organização das Nações unidas (ONU) em 1985. Surge, portanto, em sintonia com as discussões mundiais sobre a realidade dos jovens e com o objetivo de tornar essas discussões mais próximas da realidade brasileira.

A cada ano, um tema diferente é proposto para gerar reflexão e ação relacionada a alguma situação que diz respeito à juventude. A data escolhida para o evento é sempre o último domingo do mês de outubro.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas