Gaudium news > Jovens cristãos participam de retiro de Advento na Gruta da Natividade de Belém

Jovens cristãos participam de retiro de Advento na Gruta da Natividade de Belém

Cisjordânia – Belém (Sexta-feira, 21-12-2018, Gaudium Press) A Gruta de Belém é por estes dias epicentro de peregrinações. O lugar onde a tradição assinala que nasceu Jesus é um dos mais visitados durante o Advento. Muitos peregrinos desejam ver, e tocar, a pequena Gruta de Belém, e elevar orações ao Menino Jesus, que logo nascerá.

Jovens cristãos participam de retiro de Advento na Gruta da Natividade de Belém 1.jpg

Ver, tocar e orar no lugar exato onde nasceu o Salvador é o que tem feito 120 jovens cristãos que no último sábado, 15 de dezembro, participaram de um retiro de Advento em Belém animado pelos franciscanos da Custódia da Terra Santa, o qual girou em torno do tema ‘Tua luz nos faz ver a luz’, tomado do Salmo 36.

Os jovens, que procediam de Jerusalém, Nazaré, Ramala, Jericó, Beit Jala e Belém, participaram de uma catequese ministrada pelo Frei Abdel Masih Fahis, OFM, nas instalações da Terra Santa School. O franciscano aprofundou sobre o tema do retiro: “A luz é fundamental em tudo (…) é indispensável nos ritos e nas orações, e se faz presente ao utilizar as velas”, que “falam do sagrado e da presença de Deus”.

Recordou que a luz simboliza também o Santo, as testemunhas vivas que, como as velas, se consomem para dar a luz. “Vossa missão é ser Santos, ser luz do mundo, mas não podeis ser luz do mundo se vossa luz não vem de Deus. Não podeis difundir esta luz sem ter a experiência de Deus”, concluiu Frei Abdel Masih Fahis.

A este respeito, também falou Frei Imad Kamel, OFM, responsável da Pastoral Juvenil na Terra Santa, desta vez em entrevista com o ‘Christian Media Center’, meio de comunicação da Custódia da Terra Santa: “É um tema muito importante para os jovens de hoje, porque sem o Natal de Jesus, que é sua presença em nosso coração, não podemos entender tantas coisas de nossa vida. Temos esta luz de Deus (…) Ele disse: ‘Eu sou a luz do mundo’. Por isso queremos que esta luz ilumine nossa vida, nossa história, para fazer-nos ver o bem pelo outro”.

Jovens cristãos participam de retiro de Advento na Gruta da Natividade de Belém 2.jpg

Ao concluir a catequese, o grupo de jovens realizou um passeio pelos lugares sagrados de Belém, especialmente a Basílica da Natividade. Ali se uniram à procissão diária e depois ingressaram à Gruta da Natividade para orar uns minutos oferecendo-lhe orações ao Menino Jesus, e venerar a estrela que indica o lugar onde Ele nasceu.

Os jovens partiram posteriormente em procissão até o Campo dos Pastores, onde compartilharam alguns momentos, almoçaram, participaram da Adoração ao Santíssimo Sacramento, do Sacramento da Reconciliação e da celebração Eucarística presidida pelo Frei Francesco Patton, OFM, custódio da Terra Santa, com a qual se encerrou o retiro de Advento.

A iniciativa foi organizada pela Pastoral Juvenil da Terra Santa, com o objetivo de dar continuidade à Marcha Franciscana, que se realiza todos os anos durante o verão na Terra Santa por iniciativa da Custódia. Neste ano de 2018 se realizou sua 28ª edição com o lema ‘Caminhamos iluminados pela Palavra’, com um itinerário que se desenvolveu nos lugares santos, culminando no Monte Tabor.

“Devo muito a Belém, neste lugar onde meu Deus, meu Salvador que veio por mim, nasceu para mim, e ser consciente disso proporciona consolo à alma e ao corpo”, expressou Evelyne, de 17 anos, que é oriunda de Nazaré e participou do retiro, e também da Marcha Franciscana. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas