Gaudium news > Católicos do Piauí comemoram 187 anos de independência com missa na capital

Católicos do Piauí comemoram 187 anos de independência com missa na capital

Teresina (Terça, 20-10-2009, Gaudium Press) Ontem, na Catedral de Nossa Senhora das Dores, em Teresina, o arcebispo metropolitano da cidade, dom Sérgio da Rocha, o vigário geral Pe. Tony Batista e o Pe. Lauro de Deus celebraram uma missa de aniversário pelos 187 anos de independência do Piauí.

A celebração contou com a participação de várias autoridades, entre elas o governador do Estado, Wellington Dias, o vice-governador, Wilson Martins, o secretário estadual de Educação, Antônio José Medeiros, e o deputado federal, Sr. Nazareno Fonteles, participaram ativamente da Celebração conduzindo os símbolos das oferendas. Entre eles estavam a bandeira do Piauí e uma escultura que representava a riqueza do Estado.

Na homilia, entre outras considerações, o arcebispo dom Sérgio homenageou a padroeira do Piauí, Nossa Senhora da Vitória, e agradeceu a Deus pelos benefícios que a Virgem dispensou para o Estado:

“Neste dia do Piauí e da padroeira do Piauí, Nossa Senhora da Vitória, agradecemos a Deus pela dedicação generosa de tantos irmãos e irmãs a serviço do nosso povo querido, nos âmbitos político, econômico e cultural. Louvamos a Deus por tantos irmãos e irmãs que tem testemunhado e transmitido a fé em Cristo, de geração em geração, na história de nosso Estado”, falou o arcebispo.
Logo após a missa, às 18h30, foi realizada uma solenidade de outorga da Medalha da Ordem do Mérito Renascença, do Piauí, no Complexo Cultural Theatro 4 de Setembro, entre os quais o arcebispo de Teresina foi um dos condecorados.

História

Oficialmente o Piauí tornou-se independente de Portugal no dia 19 de outubro de 1822. A independência foi proclamada em Parnaíba por Simplício Dias da Silva, João Cândido de Deus e Silva e Domingos Dias, entre outros. Apesar disso, Portugal não reconheceu o ato, havendo sangrentos combates entre brasileiros e portugueses na Batalha de Jenipapo, em 1823.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas