Gaudium news > Conferência de Bispos da Polônia recorda a importância da abstinência de carne às sextas-feiras

Conferência de Bispos da Polônia recorda a importância da abstinência de carne às sextas-feiras

Polônia – Varsóvia (Quinta-feira, 03-01-2019, Gaudium Press) O Padre Pawel Rytel-Andrianik, porta-voz da Conferência Episcopal da Polônia, recordou o dever dos fiéis de seu país de manter a penitência de não consumir carne nas sextas-feiras durante a Oitava do Natal. O sacerdote comentou a diferença que existe entre este tempo e a Oitava da Páscoa e as normas da Igreja sobre esta penitência.

Confere?ncia de Bispos da Polo?nia recorda a importa?ncia da abstine?ncia de carne a?s sextas-feiras.jpeg

Segundo expôs o sacerdote, a Oitava de Páscoa tem uma categoria de solenidade, enquanto que a Oitava do Natal tem uma categoria religiosa, segundo os parâmetros definidos pela Tabela de Primazia dos Dias Litúrgicos contidos nas Normas Gerais do Ano Litúrgico e o Calendário do Missal Romano. Por este motivo as exceções concedidas às solenidades não se aplicam para a Sexta-feira da Oitava do Natal.

As exceções à abstinência de carne na sexta-feira estão contidas no Código de Direito Canônico e incluem as sextas-feiras nas quais se celebra uma solenidade, os dias que correspondem a uma celebração de categoria de solenidade (como a Oitava de Páscoa) e quando se outorga uma dispensa de acordo com as disposições do direito canônico, como é o caso de numerosos países latino-americanos. De maneira geral, a abstinência permanece vigente ao longo do ano e inclui a Oitava de Natal.

A abstinência de carne obriga aos maiores de 14 anos e as Conferências Episcopais tem poder para dispensar desta obrigação de forma que seja substituída por outra forma de penitência. As sextas-feiras são consideradas como dias penitenciais na Igreja universal em honra ao sacrifício de Cristo. Os fiéis tem uma obrigação jurídica de respeitar as poucas práticas penitenciais mandadas pela Igreja, inclusive em casos em que não supõem um sacrifício real (por exemplo a quem não gosta de carne), já que a obediência à vontade de Deus através da autoridade da Igreja é a que dá valor à prática penitencial. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas