Gaudium news > "Se não há família, não há nada”, enfatiza o Cardeal Cipriani

"Se não há família, não há nada”, enfatiza o Cardeal Cipriani

Peru – Lima (Quinta-feira, 03-01-2019, Gaudium Press) Por ocasião da Festa da Sagrada Família, o Arcebispo de Lima e Primaz do Peru, Cardeal Juan Luis Cipriani, celebrou uma Santa Missa na Catedral, na qual ressaltou o valor da família e a importância dos pais como principais educadores de seus filhos.

Se na?o ha? fami?lia, na?o ha? nada, enfatiza o Cardeal Cipriani 1.jpg

Em sua homilia, o purpurado explicou que a Festa da Sagrada Família relaciona o nascimento de Jesus em uma família, e que a Igreja tem o dever de sempre recordar os ensinamentos sobre a família, sobretudo em tempos como o de agora no qual se descuida dessa importante instituição. “Ensinar o que Deus nos ensinou, saber que essa é a vontade de Deus”, afirmou.

Segundo o Primaz do Peru, a família tem o papel fundamental de educar aos filhos e transmitir-lhes a Fé. “Essa responsabilidade que tem os pais com seus filhos, ninguém a pode substituir. Na educação, não é o estado, são os pais responsáveis de educar aos seus filhos, responsáveis de ensinar-lhes a Fé, a rezar, ensinar-lhes a respeitar através do exemplo”.

Lamentavelmente todos esses valores “estão em uma profunda crise, mas temos que recordar mais do que nunca, não há nada que inventar, o que temos que fazer é aprender da Sagrada Família: Jesus, Maria e José”, continuou o Cardeal Cipriani.

Se na?o ha? fami?lia, na?o ha? nada, enfatiza o Cardeal Cipriani 2.jpg

O Arcebispo de Lima destacou a importância dos pais como responsáveis por velar pela educação que seus filhos recebem na escola. “Vocês são responsáveis de ir ao colégio e ver o que estão ensinando aos seus filhos. É tão importante a família que se não há família não há nada. Por isso, para melhorar a sociedade, o país, o trabalho, a segurança, para que não haja mais corrupção, para melhorar tudo, ponhamos mais interesse na família. Daí sai tudo, o bom e o mau. O que podemos fazer pela família? O que podemos fazer para que nas ruas haja um ambiente mais saudável? Que cada um olhe sua própria família”.

Alertando para o fato de que há momentos em que tudo se apresenta de forma difícil, o purpurado explicou que é aí que se requer mais empenho. “Essa transmissão da Fé ocorre com o exemplo dos pais, das crianças, dos avós. Amadurecer também essa dimensão humana para fazê-los trabalhadores, ordenados, respeitosos, para fazê-los gente que sabe amar, essa escola da família aí é onde a mãe e o pai tem que dedicar o tempo necessário para que os filhos cresçam aprendendo a conhecer aos demais, sabendo receber o carinho que tem direito, para também dar-lhes o carinho que também é um dever dos filhos”.

Se na?o ha? fami?lia, na?o ha? nada, enfatiza o Cardeal Cipriani 3.jpg

Concluindo sua homilia, o Cardeal Cipriani exortou para que os fiéis rezem por todas as famílias do Peru. “Rezemos por todas as famílias no Peru para que sejamos responsáveis por educar aos nossos filhos na Fé e também em sua formação humana. Pedimos a Maria e a José: ajuda-nos a ser bons Pais e a Jesus a sermos bons filhos”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas