Gaudium news > Igreja em Porto Rico proclama Ano Missionário Extraordinário

Igreja em Porto Rico proclama Ano Missionário Extraordinário

Porto Rico – San Juan (Quinta-feira, 03-01-2019, Gaudium Press) Os Bispos de Porto Rico convocaram um Ano Missionário Extraordinário que será iniciado no dia 13 de janeiro, festa do Batismo do Senhor, e concluído no dia 19 de outubro, véspera do Domingo Mundial das Missões.

Igreja em Porto Rico proclama Ano Missiona?rio Extraordina?rio 1.jpg

Os objetivos da iniciativa, segundo os cinco Bispos do país, são os mesmos indicados pelo Papa Francisco para o Mês Missionário Extraordinário de outubro de 2019: reavivar a consciência batismal em relação a missão da Igreja; despertar a consciência da missão ad gentes; retomar com um novo impulso a responsabilidade de proclamar o Evangelho; reforçar a vitalidade missionária e situar a missão de Jesus no coração mesmo da Igreja.

Através de um comunicado, os prelados assinalam um caminho em três etapas que serão seguidas nos momentos mais importantes do ano litúrgico e que se baseiam em três chamados: o da conversão pessoal e pastoral; o da comunhão; e finalmente, o da missão vivida em termos concretos, de acordo com o método clássico da Igreja latino-americana centrado nos gestos de olhar, discernir e atuar.

“Desde o Batismo do Senhor até a Páscoa da Ressurreição, será o momento de ‘olhar nossa realidade pessoal, comunitária e eclesial’ para vê-la novamente, para reviver nosso compromisso batismal, e para acender nosso compromisso pessoal de uma mudança significativa que nos ajude a dar testemunho de nossa Fé em uma sociedade cada vez mais secularizada”, diz o documento.

Igreja em Porto Rico proclama Ano Missiona?rio Extraordina?rio 2.jpg

“O tempo pascal será para cada agente pastoral uma ocasião para ‘discernir o que o Espírito diz às Igrejas’ (Apocalipse 2, 29) neste momento histórico, guiado pela leitura dos Atos dos Apóstolos. A partir do Pentecostes, finalmente nos proporemos atuar saindo aos subúrbios onde há necessidade do testemunho gozoso dos cristãos, conhecendo os lugares da missão ad gentes no mundo para poder colaborar com a oração e a solidariedade e identificando novos missionários, quer dizer, batizados para ser enviados de Porto Rico para o mundo”, conclui o comunicado.

O Ano Missionário Extraordinário se encerrará através de uma Missa Solene na qual se lançará o Sexto Congresso Missionário Americano, programado para ocorrer na Diocese porto riquenha de Ponce no ano de 2023. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas