Gaudium news > Seis de janeiro: 525 anos da Primeira Missa na América

Seis de janeiro: 525 anos da Primeira Missa na América

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 04-01-2019, Gaudium Press) Há exatos 525 anos, no dia 6 de janeiro de 1494, Padre Bernardo Boyl celebrou com mais outros doze sacerdotes concelebrantes a Primeira Missa em solo americano, em Isabela, diocese de Puerto Plata, hoje República Dominicana. Eles tinham recém chegados à América na segunda viagem de Cristóvão Colombo ao Novo Continente.

Seis de janeiro, 525 anos da 1ª missa na América.jpg

As Comemorações

As celebrações oficiais comemorativas do encerramento dos 525 anos da Primeira Missa no Continente americano terão lugar em Isabela, Puerto Plata, República Dominicana, no próximo dia 5 de janeiro de 2019.

A propósito deste extraordinário fato, o Papa Francisco enviou Carta ao cardeal Gregório Rosa Chávez, bispo auxiliar de San Salvador e seu enviado especial às comemorações

Em sua carta, referindo-se à celebração Eucarística, o Pontífice diz que “o maior dom concedido por nosso Salvador aos seus Apóstolos, na Última Ceia, foi o Sacerdócio e a Eucaristia”. Na celebração deste sacramento, Jesus Cristo está presente sob as espécies do pão e do vinho.

Continua Francisco afirmando que “ao subir ao Céu, ele disse aos seus Apóstolos e seguidores: ‘Eis que estarei sempre convosco até ao fim dos tempos”. Esta sua promessa de estar presente entre ele seria a sua fortaleza. Esta é a certeza da nossa fé, que a santa Igreja de Cristo, a Igreja Católica, espalhada por todos os cantos do mundo, perpetuada nos séculos, em Cristo, por meio do sacrifício Eucarístico'”.

Delegação da Santa Sé

A delegação que representará a Santa Sé na celebração deste evento histórico é composta pelo cardeal Gregório Rosa Chávez e pelos padres Carlos Manuel Abreu Frias – do clero da Arquidiocese de Santo Domingo e Secretário-Geral Adjunto da Conferência Episcopal – e Bernardo Kiwi, pároco da Diocese de Puerto Plata.

História

A localidade de Isabela guarda a memória histórica da colonização e da evangelização das Américas.
Nela foi construída a primeira fortaleza do continente, recém-descoberto pelo navegador genovês, Cristóvão Colombo, com o apoio da Coroa espanhola.

A Primeira Missa celebrada em solo americano, em 6 de janeiro de 1494, pelo Padre Bernardo Boyl e seus concelebrantes concelebrada por outros doze sacerdotes, que chegaram com Cristóvão Colombo em sua segunda viagem.

Esta semente plantada pelo Padre Boyl e seus companheiros, segundo a Igreja dominicana, “deu início a uma grande colheita de cristãos, que, hoje em dia, representam mais da metade no mundo. A partir deste povoado da República Dominicana, Deus Pai continua se manifestando”.

A cidade de Isabela ficou despovoada por causa dos furacões que a assolaram em 1500.
Sobre as ruínas da primeira igreja do Novo Mundo foi construído o Templo das Américas, onde se venera uma imagem de Nossa Senhora de Monserrat, trazida pelos conquistadores. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas