Gaudium news > Igreja de Aracaju promove celebrações pelas obras na catedral metropolitana

Igreja de Aracaju promove celebrações pelas obras na catedral metropolitana

Aracaju – Sergipe (Sexta-feira, 04-01-2019, Gaudium Press) Para render ações de graças ao período de reforma da Catedral Metropolitana, templo dedicado a Nossa Senhora da Conceição, a Arquidiocese de Aracaju promoverá momentos celebrativos especiais.

Igreja de Aracaju promove celebrações pelas obras na catedral metropolitana

As cerimônias vão ocorrer sempre na última sexta-feira de cada mês, na Praça Olímpio Campos, mais precisamente diante do templo, contando com a participação do Padre Antônio Peixoto, pároco da catedral, e sendo concluídas com a bênção do Santíssimo Sacramento. O primeiro evento religioso ocorrerá no dia 25 de janeiro, às 12h, e será presidido pelo Arcebispo de Aracaju, Dom João José Costa.

Com a oficialização, em 17 de março de 1855, da fundação de Aracaju e sua consequente e imediata elevação à categoria de capital do Estado de Sergipe, intensificou-se a participação da Igreja Católica na vida da cidade.

Em 22 de maio de 1856, foi colocada a a primeira pedra da futura matriz da nova capital sergipana, que teve suas obras a cargo do engenheiro Coronel Francisco Pereira da Silva. Conforme relatos históricos, em virtude da urgência no levantamento da referida igreja, foi alterada a sua primeira planta, admitindo-se um plano mais leve e rápido para atender às necessidades religiosas da população local.

A Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição foi construída em 1862, mas só foi inaugurada em 22 de dezembro de 1875. Além disso, teve sua obra interrompida por algum tempo, devido a morte do fundador da nova capital, Ignácio Joaquim Barbosa, bem como pela epidemia de cólera que dizimou centenas de cidadãos na mesma época. E em 3 de janeiro de 1910, tornou-se catedral, após ser elevada à categoria de diocese.

Como forma de facilitar as necessidades pastorais e melhor exercer o aprimoramento do trabalho de evangelização católica e de formação humana em Sergipe, o Papa Pio X, através da bula “Divina Disponente Clementia”, desmembrou da Arquidiocese de São Salvador da Bahia a igreja que estava na província de Sergipe Del’Rei, transformando-a em diocese que abrangia todo o Estado de Sergipe. Sua instalação ocorreu em 4 de dezembro de 1911, com a posse solene do seu primeiro bispo, Dom José Thomaz Gomes da Silva.

Com uma cúpula ornada de belas pinturas e de estilo neo-gótico adquirido no século XX, com a chegada de artistas italianos vindos da Bahia para reformá-la e conceder o atual aspecto apresentado, o templo ainda mantém elementos históricos. Um deles é o órgão de tubos, que hoje está desativado e está localizado no seu interior, mais precisamente no coro.

Igreja de Aracaju promove celebrações pelas obras na catedral metropolitana

A cúpula das torres é revestida de pedras e conchas do mar, remetendo à regionalidade local. Atualmente, a igreja localizada no Parque Teófilo Dantas, no centro de Aracaju, é considerada um dos mais belos pontos turísticos da capital sergipana, tendo sido tombada pelo decreto de número 6819, de 28 de janeiro de 1985, pelo Patrimônio Histórico Estadual. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Aracaju

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas