Gaudium news > Quem encontra Jesus, muda o caminho, volta para a vida renovado, afirma Francisco

Quem encontra Jesus, muda o caminho, volta para a vida renovado, afirma Francisco

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 07-01-2018, Gaudium Press) Após a recitação do Angelus, no domingo, quando da Solenidade da Epifania do Senhor, o Papa Francisco disse em suas palavras iniciais:

Quem encontra Jesus, muda o caminho, volta para a vida renovado, afirma Francisco.jpg

“A luz que o profeta Isaías tinha preanunciado, está presente e foi encontrada. Jesus, nascido em Belém, cidade de Davi, veio para trazer a salvação aos próximos e distantes: a todos.
O evangelista Mateus mostra diversas maneiras com as quais se pode encontrar Cristo e reagir à sua presença.”

Mentalidade de Herodes e dos escribas diante de Jesus

Continuando, Francisco mostra os modos diferentes de reagir ao encontro com Jesus e à sua presença:

“Herodes e os escribas de Jerusalém têm um coração duro, que se obstina e rejeita a visita daquele Menino.
É uma possibilidade, fechar-se para a luz, disse.
Eles representam os que, também nos nossos dias, têm medo da vinda de Jesus e fecham o coração aos irmãos e às irmãs que necessitam de ajuda.
Herodes tem medo de perder o poder e não pensa no verdadeiro bem das pessoas, mas na própria vantagem pessoal. Os escribas e os chefes do povo têm medo porque não sabem olhar além das próprias certezas, não conseguindo assim colher a novidade que está em Jesus.”

Os Magos aceitam a luz: Jesus

O Papa aponta a diferença entre Herodes e os Santos Reis Magos:

“Bem diferente é a experiência dos Magos. Vindos do Oriente, eles representam todos os povos distantes da fé hebraica tradicional. E mesmo assim, se deixam guiar pela estrela e enfrentam uma longa e arriscada viagem para chegar à meta e conhecer a verdade sobre o Messias. Os Magos estavam abertos à “novidade”, e a eles se revela a maior e mais surpreendente novidade da história: Deus feito homem.
Os Magos se prostram diante de Jesus e oferecem dons simbólicos: ouro, incenso e mirra; porque a busca do Senhor implica não somente a perseverança no caminho, mas também a generosidade do coração.”

Mudança de caminhos

Depois de encontrar Jesus, os Reis Magos “voltam para a sua terra”, e, diz o Papa, de acordo com os Evangelhos, eles voltaram “por outro caminho”.

Então, o Pontífice comenta aos fiéis e peregrinos presentes na Praça São Pedro:
“Toda vez que um homem e uma mulher encontra Jesus, muda o caminho, volta para a vida de forma diferente, volta renovado “por outro caminho”. “

Francisco recorda que os Magos “Regressaram “ao seu país” levando dentro de si o mistério daquele Rei humilde e pobre.
Podemos imaginar que contaram a todos a experiência vivida: a salvação oferecida por Deus em Cristo é para todos os homens, próximos ou distantes. Não é possível tomar posse daquele Menino: Ele é um dom para todos.”

Deixar-se iluminar pela luz de Jesus

Então, o Papa recomenda à multidão:

“Façamos um pouco de silêncio em nosso coração e deixemo-nos iluminar pela luz de Jesus que provém de Belém.
Não permitamos aos nossos medos de fechar-nos o coração, mas tenhamos a coragem de abrir-nos a esta luz que é mansa e discreta”.

Continuando, Francisco afirma que, depois disso, “Como os Magos, experimentaremos uma grande alegria que não poderemos manter para nós”.

E, por fim, o Papa apela:

“Que Nos sustente neste caminho a Virgem Maria, estrela que nos conduz a Jesus, e Mãe que mostra Jesus aos Magos e a todos aqueles que se aproximam dele.” (JSG)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas