Gaudium news > Epifania do Senhor, a “gratuidade e a universalidade da salvação”

Epifania do Senhor, a “gratuidade e a universalidade da salvação”

Redação (Segunda-feira, 07-01-2019, Gaudium Press) A Igreja Católica celebrou neste último domingo, 6 de janeiro, o encontro “alegre e jubiloso da humanidade com o Deus pequeno que se une, assim, a todas as pessoas e criaturas”, segundo o bispo de Campos (RJ), Dom Roberto Francisco Ferreria Paz. Em artigo publicado no site da CNBB, o prelado faz uma análise reflexiva acerca da Solenidade da Epifania do Senhor.

Epifania do Senhor, a gratuidade e a universalidade da salvação

Para Dom Roberto, o tempo de Natal alcança sua plenitude e esplendor com esta solenidade, que significa a manifestação do Menino Deus aos povos e nações, uma vez que a Epifania revela a “gratuidade e a universalidade da salvação, bem como a abertura misericordiosa que convida para a reconciliação da humanidade numa só família”.

“A proposta divina fascina, pois é na fragilidade e doçura de uma criança que nasce a fraternidade universal, a humanidade nova, não violenta, harmoniosa e pacífica. Diante dos extremismos, de fanatismos raivosos e nacionalismos agressivos, a vocação humana, como aprendemos nesta festa, é para a partilha e a comunhão, condividindo e cuidando dos bens da criação numa Mesa e Casa comum”, afirma.

Este encontro da humanidade com o Salvador é marcado pela “figura simpática e misteriosa dos sábios do Oriente, ou dos Santos Reis, como os chama a tradição popular”, conforme o religioso, pois ali “estão representados todos os homens e mulheres de todas as etnias, culturas, idades e condições, atraídos pela Estrela da fé que nos leva sempre ao Deus Amor”.

Ainda de acordo com Dom roberto, a data nos convida a oferecer presentes e dons ao Menino Deus e aos irmãos, assim como fizeram os Reis Magos. “Ofereçamos, hoje, o incenso de uma oração sincera e amiga, o ouro de uma caridade desprendida e generosa, e a mirra de uma vida sacrificada com alegria pelo Reino e pelos pobres”, lembra.

“Que os Santos Reis nos ensinem a caminhar sempre buscando ao Senhor da Vida, com esperança solidária, forjando uma humanidade nova, liberta e servidora, feliz de seguir a inspiração da Estrela que não falha. Deus seja louvado!”, deseja Dom Roberto Paz. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas