Gaudium news > A primeira obrigação dos meios de comunicação católicos é servir a Evangelização

A primeira obrigação dos meios de comunicação católicos é servir a Evangelização

Polônia – Katowice (Segunda-feira, 07-01-2019, Gaudium Press) Dom Wiktor Skworc, Bispo de Katowice, Polônia, presidiu uma Solene Eucaristia na capela da equipe editorial do Instituto de Meios ‘Instytut GOSC’, na qual refletiu sobre a tarefa dos meios de comunicação católicos e sua responsabilidade sobre a realidade atual. O prelado recordou que o principal dever dos meios católicos é “proclamar a verdade de que Deus amou tanto ao mundo que lhe deu ao seu Filho, que todos os que creem nEle não perecerão mas terão a vida eterna”.

A primeira obrigac?a?o dos meios de comunicac?a?o cato?licos e? servir a Evangelizac?a?o.jpg

Como inspiração para os jornalistas católicos propôs a figura de São João Batista, que não apareceu para chamar a atenção sobre si mesmo mas para indicar o caminho até Jesus Cristo. Para o prelado, isto representa “uma tarefa muito difícil”: “voltar-se transparentes, de modo que somente se possa ver a Deus; para que as pessoas que nos escutam até o momento recorram à Verdade que lhes comunicamos”.

Diferentemente das práticas dos meios de comunicação seculares, os meios católicos não podem tentar manter a atenção das pessoas “a todo custo”, mas devem se manter fiéis à verdade. Além disso, estes meio devem motivar aos leitores a buscar as respostas “às perguntas realmente importantes da humanidade” e que encontram sua resposta em Jesus Cristo.

Dom Skworc indicou que o adequado testemunho dos meios de comunicação católicos tem como efeito “construir uma comunidade verdadeiramente humana, baseada na proximidade, na ternura, na compreensão, no diálogo e no amor”. Para conquistar este fim, os comunicadores católicos devem ser “batizados no Espírito Santo”, para poder transmitir a verdadeira imagem de Jesus Cristo.

O Arcebispo celebra tradicionalmente uma Santa Missa para os jornalistas no início do ano e depois desta celebração realiza uma visita pastoral ao departamento editorial. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas