Gaudium news > No Rio, Trezena de São Sebastião recorda Ano Vocacional Sacerdotal

No Rio, Trezena de São Sebastião recorda Ano Vocacional Sacerdotal

Rio de Janeiro (Terça-feira, 08-01-2019, Gaudium Press) O mês de janeiro tem sido de celebrações na Arquidiocese do Rio de Janeiro. A Trezena de São Sebastião, Padroeiro da Cidade Maravilhosa, vem acolhendo milhares de fiéis desde segunda-feira, 7, e se estenderá até o dia 19, véspera das comemorações dedicadas ao Mártir.

No Rio, Trezena de São Sebastião recorda Ano Vocacional Sacerdotal

Inspirados no tema “São Sebastião, vocacionado pelo Amor”, os festejos da 10ª edição da Trezena procuram recordar a vivencia do Ano Vocacional Sacerdotal. O primeiro local visitado pelos fiéis foi a Casa do Padre Cardeal Câmara, no Rio Comprido, que acolhe os sacerdotes idosos.

A razão pela escolha do local para o início das festividades deve-se ao testemunho de perseverança dos sacerdotes. “Aqui residem alguns sacerdotes que também atuam na arquidiocese, mas há também aqueles que já são idosos e/ou enfermos, os quais nos dão um exemplo de perseverança e doação de vida. Pedimos a Deus para que esses testemunhos façam as pessoas sentirem o desejo pela vida religiosa”, afirmou o Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta.

No início da celebração na Casa do padre Câmara, o reitor, Cônego Pedro Nunes de Almeida, concedeu boas vindas ao cardeal e à comitiva que acompanha a imagem peregrina de São Sebastião. “Acolhemos, com grande satisfação, essa procissão de entrada, dando início a esses dias tão festivos de oração, invocando a paz e a proteção divina para nossa cidade”, disse.

No Rio, Trezena de São Sebastião recorda Ano Vocacional Sacerdotal

Dom Orani, por sua vez, proferiu em sua homilia a importância de cada cristão ser sinal de conversão. Para o purpurado, “diante de um mundo que não conhece o Senhor e, por não conhecer, não o escuta, somos chamados a colocarmos em prática a Sua Palavra, sendo aqueles que chamam os demais a conversão”.

A Trezena de São Sebastião, conforme o arcebispo, é uma missão popular na cidade, uma vez que, durante 13 dias, são visitados igrejas, capelas, comunidades, hospitais, abrigos e departamentos governamentais.

Logo, “a trezena é uma missão popular”, onde são atingidos os mais diversos setores, além de ser um momento de manifestação da fé. “O Rio tem o exemplo de um homem de Deus, que tudo abdicou por ser cristão, não temendo nem mesmo o martírio. Dessa forma, somos chamados a viver a nossa vocação, rezando, também, pelos sacerdotes e pelos seminaristas que se preparam para receber o sacramento”, concluiu o cardeal.

No Rio, Trezena de São Sebastião recorda Ano Vocacional Sacerdotal

Antes do encerramento da celebração, o bispo auxiliar Dom Roque Costa Souza destacou a necessidade da resposta de cada fiel a Deus. “Percebemos o chamado que Deus faz na vida de cada um e a resposta que Ele aguarda é o nosso ‘sim’ que não mede consequências, tal como o ‘sim’ de Maria e São José. Deus exige uma resposta e ela se emoldará dentro de nosso dia-a-dia. São Sebastião serviu aos irmãos e entregou sua vida pela causa da Igreja e do Evangelho, não temendo diante daqueles que eram seus algozes. O ‘sim’ dele foi fortalecido pela graça de Deus. Dessa forma, não precisamos temer, porque o Senhor nos concede a graça de perseverarmos até o fim”. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese do Rio de Janeiro

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas