Gaudium news > Sacerdote da Diocese de Piracicaba recebe título honorífico de Monsenhor

Sacerdote da Diocese de Piracicaba recebe título honorífico de Monsenhor

Piracicaba – São Paulo (Terça-feira, 08-01-2019, Gaudium Press) Criado no século XVII pelo Papa Urbano VIII, o monsenhorato, ou título de monsenhor, é um cargo eclesiástico de honra conferido pelo papa a sacerdotes por serviços prestados à Igreja ou pelo exercício de funções eclesiásticas de governo ou de diplomacia.

Sacerdote da Diocese de Piracicaba recebe título honorífico de Monsenhor

Em Piracicaba, interior de São Paulo, um desses exemplos é o Padre Victório Tomasi. Pároco emérito da Paróquia Santa Rosa de Lima, o religioso celebrou recentemente seus 25 anos de ordenação presbiteral, durante missa solene na Igreja Matriz, e recebeu o título honorífico de Monsenhorato.

Iniciada pelo bispo diocesano Dom Fernando Mason, a cerimônia contou com a presença de vários padres do bispado paulista e de centenas de fiéis da comunidade paroquial.

O título foi concedido pelo Papa Francisco, atendendo ao pedido de Dom Mason, por ocasião dos 25 anos de ordenação presbiteral do Padre Victório.

 Sacerdote da Diocese de Piracicaba recebe título honorífico de Monsenhor
Padre Victório Tomasi
Foto: Diocese de Piracicaba

Natural de Piracicaba, o sacerdote foi ordenado presbítero em 16 de dezembro de 1993 e exerceu seu ministério sacerdotal nas paróquias Sagrado Coração de Jesus, em Saltinho, São José, em Santa Bárbara d’Oeste, e na Paróquia Santa Rosa de Lima, em Piracicaba, onde permaneceu de 2011 a 2016. Também foi vigário-paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Charqueada, além de membro do Conselho Diocesano de Presbíteros.

Mais sobre o título de monsenhor

Concedido pelo Sumo Pontífice ao clero infra-episcopal da Santa Sé que exerça altas funções de governo na Cúria Romana ou funções diplomáticas nas Nunciaturas Apostólicas, o título também é outorgado ao clero diocesano (nunca regular ou religioso) por meio de propostas – que são depois avaliadas pela Santa Sé segundo vários critérios, incluindo requisitos de idade (hoje mínima de 65 anos) – de cada bispo por intermédio das Nunciaturas Apostólicas.

Em março de 2013, o Papa Francisco, em seu primeiro ano de pontificado, anunciou a suspensão da concessão dos títulos de monsenhor, sendo a exceção os diplomatas da Santa Sé. Assim, o título é concedido mediante ao atual exercício do cargo ou dignidade emérita ao vigário-geral de cada diocese, o qual é nomeado pelo bispo diocesano, ou a detentores de outros cargos, particularmente na Cúria Romana. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Diocese de Piracicaba

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas