Gaudium news > O importante papel diplomático da Santa Sé

O importante papel diplomático da Santa Sé

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 08-01-2019, Gaudium Press) A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou nesta semana uma nota na qual são apresentadas informações sobre suas relações diplomáticas. De acordo com o documento, a Santa Sé mantêm relações diplomáticas com 183 Estados aos quais se somam a União Européia e a Soberana Ordem Militar de Malta.

O importante papel diploma?tico da Santa Se?.jpeg

Além disso, se ressalta que “são 89 as chancelarias de embaixadas com sede em Roma, incluídas as da União Europeia e a Soberana Ordem Militar de Malta”. Também possui sede em Roma os Departamentos da Liga dos Estados Árabes, a Organização Internacional para as Migrações e o Alto Comissionado das Nações Unidas para os Refugiados.

A nota também destaca os acordos firmados pela Santa Sé ao longo do ano de 2018. São eles: o Acordo entre a Santa Sé e a República de San Marino para o ensino da religião católica nas escolas públicas; a ratificação do Acordo Marco entre a Santa Sé e a República de Benin sobre o estatuto jurídico da Igreja Católica em Benin; o Acordo Provisório entre a Santa Sé e a República Popular Chinesa sobre a nomeação de Bispos na China.

Ainda dentro dos acordos assinados pela Santa Sé está o instrumento de ratificação da Convenção Regional da UNESCO sobre o Reconhecimento das Qualificações da Educação Superior na Ásia e no Pacífico e o Acordo parcial ampliado sobre os itinerários Culturais do Conselho da Europa; e a admissão do Estado da Cidade do Vaticano na Zona Única de Pagamentos em Euros.

Na manhã da última segunda-feira, 07 de janeiro, o Papa Francisco recebeu em audiência os membros do corpo diplomático creditado junto à Santa Sé. Na ocasião, o Santo Padre analisou o panorama internacional exortando para que haja uma colaboração entre as nações.

O Pontífice recordou que a Santa Sé têm um importante o papel diplomático. “A Santa Sé não pretende imiscuir-se na vida dos Estados, mas aspira a ser uma ouvinte solícita e sensível das problemáticas que dizem respeito à humanidade, com o propósito sincero e humilde de se colocar à serviço do bem de todo o ser humano”, ressaltou. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas