Gaudium news > Nomeado novo bispo para a Diocese de União da Vitória (PR)

Nomeado novo bispo para a Diocese de União da Vitória (PR)

Redação (Quarta-feira, 09-01-2019, Gaudium Press) A Nunciatura Apostólica anunciou na manhã desta quarta-feira, 9 de janeiro, que o Papa Francisco nomeou um bispo para a vacante Diocese de União da Vitória, no Paraná. O escolhido foi o Padre Walter Jorge Pinto, atualmente pároco da Paróquia São José Operário, na cidade mineira de Barbacena.

Nomeado novo bispo para a Diocese de União da Vitória (PR)

Oriundo do município de Ubá, em Minas Gerais, Dom Walter ingressou no Seminário São José, na Arquidiocese de Mariana, em 1996, e por lá, cursou Filosofia e Teologia. Em seguida, fez a convalidação do curso de Teologia no Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, por meio do Seminário Santo Antônio, da Arquidiocese de Juiz de Fora. Sua ordenação diaconal foi em 2001, e no ano seguinte, foi ordenado presbítero na Arquidiocese de Mariana.

Entre seus principais cargos exercidos estão os de pároco da Paróquia de São João Batista, em Viçosa, membro do Colégio dos Consultores da Arquidiocese de Mariana, assessor regional do Serviço de Animação Vocacional e defensor do vínculo no Tribunal Eclesiástico Marianense.

Além de sua formação sacerdotal, Dom Walter é engenheiro agrônomo, formado pela Universidade Federal de Viçosa, onde também cursou o mestrado na área de Fitotecnia.

“Dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, a diocese de União da Vitória está entregue ao coração do Bom Pastor, como nos recorda o Papa Francisco, ao ensinar que este não é apenas o coração que tem misericórdia de nós, mas é a própria misericórdia. (…) Que sua ação missionária, amadurecida nas férteis terras da arquidiocese de Mariana (MG), continue a enriquecer a Igreja no centro sul paranaense”, declara Dom Leonardo Ulrich Steiner, Bispo Auxiliar de Brasília e Secretário-geral da CNBB, em saudação enviada ao novo bispo. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas