Gaudium news > Arquidiocese de Mariana terá sua história contada em simpósio

Arquidiocese de Mariana terá sua história contada em simpósio

Mariana – Minas Gerais (Quarta-feira, 09-01-2019, Gaudium Press) Entre os dias 4 e 6 de fevereiro, a Arquidiocese de Mariana será estudada por centenas de seminaristas durante um Simpósio Acadêmico, promovido pelo Seminário São José e a Faculdade Dom Luciano. O evento terá lugar no Instituto de Teologia do Seminário, em Mariana.

Arquidiocese de Mariana terá sua história contada em simpósio

Em sua quarta edição, o encontro acadêmico é realizado no início do ano letivo, “sempre em uma perspectiva formativa, pensando na formação dos seminaristas”, conforme explicou o Padre Adilson Luiz Umbelino.

O Simpósio deseja refletir temas acadêmicos, aprofundar a história da arquidiocese e promover o entrosamento dos seminaristas. “Acolhemos a sugestão dos professores e formadores do Seminário para continuar refletindo, conhecendo e estudando a história da Igreja particular de Mariana, que é uma história muito rica”, destacou o Padre Adilson.

“Teremos conferências e comunicações dos próprios estudantes, padres e professores, além de uma mesa redonda”, completou o sacerdote.

A programação terá início com a conferência “História da Igreja Particular de Mariana: memória e testemunho”, ministrada pelo Arcebispo Emérito de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha.

Erigida durante o pontificado do Papa Bento XIV, em 6 de dezembro de 1745, por meio da bula “Candor lucis aeternae”, a Diocese de Mariana nasceu a partir de território desmembrado da então Diocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Seu primeiro bispo nomeado foi Dom Frei Manuel da Cruz.

No dia 16 de julho de 1897, com base em um decreto pontifício, foram transferidos para a Diocese de Mariana os municípios de Minas Gerais, então subordinados à Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Mais tarde, em 1º de maio de 1906, o Papa Pio X, por meio da bula “Sempiternam humani generis”, elevou a diocese à categoria de arquidiocese e sé metropolitana. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Mariana

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas