Gaudium news > Procissão do Nazareno Negro reúne mais de 1,5 milhão de fiéis nas Filipinas

Procissão do Nazareno Negro reúne mais de 1,5 milhão de fiéis nas Filipinas

Filipinas – Manila (Quarta-feira, 09-01-2019, Gaudium Press) Mais de 1,5 milhão de fiéis foram às ruas em Manila (Filipinas) nesta quarta-feira, 09 de janeiro, para participar da procissão anual do Nazareno Negro, uma das maiores do mundo.

Procissa?o do Nazareno Negro reu?ne mais de 1,5 milha?o de fie?is nas Filipinas 1.jpeg

A tradição, que se repete desde o século XVII, também é conhecida como a ‘translação’ e representa o sofrimento que Jesus experimentou quando percorreu o caminho até o Monte Calvário.

Ao longo da procissão, a imagem, que é transportada em um carro sem rodas, é puxada pelos fiéis através de cordas. Apesar de ser utilizada uma réplica, a multidão tenta ficar o mais próximo possível da imagem do Cristo Negro chegando inclusive a subir uns sobre os outros na esperança de conseguir tocá-la.

Procissa?o do Nazareno Negro reu?ne mais de 1,5 milha?o de fie?is nas Filipinas 2.jpeg

Iniciada durante a madrugada, a procissão percorreu três quilômetros até chegar à Basílica de Quiapo, onde está conservada a imagem original, exposta para a veneração durante todo o dia.

Imagem do Cristo Negro

No ano de 1606, os missionários Agostinianos Recoletos levaram do México até Manila a imagem do Cristo Negro ajoelhado e carregando a Cruz. Sua fama de milagrosa surgiu após sair intacta de um incêndio que destruiu o navio dos missionários.

Procissa?o do Nazareno Negro reu?ne mais de 1,5 milha?o de fie?is nas Filipinas 3.jpeg

A primeira igreja a acolher a imagem milagrosa foi a de Bagumbayan, hoje Luneta, nas proximidades de Manila. Em 1608 ela foi transferida para a paróquia de São Nicolau Tolentino, onde permaneceu até o ano de 1700. Em seguida, o Arcebispo Dom Basilio Sancho Santas Justa, ordenou a transferência definitiva à igreja de Quiapo, onde ela permanece até os nossos dias.

Em 1650 a Santa Sé reconheceu essa devoção. Na ocasião, o Papa Inocêncio X instituiu canonicamente a Confraria de Jesus Nazareno. No século XIX, o Papa Pio VII concedeu a indulgência plenária aos devotos do Nazareno Negro. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas