Gaudium news > Dicastério para os Leigos convoca Fórum Internacional da Juventude

Dicastério para os Leigos convoca Fórum Internacional da Juventude

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 10-01-219, Gaudium Press) Como é sabido, estamos já a poucos dias do início da Jornada Mundial da Juventude a ser realizada no Panamá, que deverá transcorrer entre os dias 22 e 27 deste mês.
Contudo, o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida anuncia uma iniciativa ligada à recepção do Sínodo dos Bispos sobre os jovens, à fé e o discernimento vocacional para o próximo mês de junho.

Dicastério para os Leigos convoca Fórum Internacional da Juventude.jpg

A última exortação apostólica do Papa Francisco “Episcopalis Communio” (15 de setembro de 2018) prevê, para além da fase preparatória (art. 5-10) e celebrativa (art. 11-18), uma fase de implementação da Assembleia do Sínodo (art. 19-21).
Esta última fase refere-se à aceitação e realização das conclusões da Assembleia, que devem ser promovidas tanto pelas Igrejas particulares como pelas Conferências Episcopais, e pelos organismos da Cúria Romana, competentes no tema do Sínodo.

Segundo seu Estatuto, o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida “Manifesta especial preocupação da Igreja para os jovens, promovendo o seu papel em meio aos desafios do mundo de hoje.

Deste modo, apesar de ter trabalhado com afinco nos últimos meses para a preparação da Jornada Mundial da Juventude, o Dicastério afirma ter particular interesse no contexto da pastoral juvenil, as conclusões da última assembleia sinodal sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional” são acolhidos e realizados.

Dentro desta direção e perseguindo este objetivo, foi planejada a organização de um Fórum Internacional da Juventude a ser realizado de 18 a 22 de junho de 2019, em Roma.

O Fórum será um espaço de discernimento comunitário, mantendo o estilo missionário sinodal promovido pelo Sínodo (cf. Documento Final, n. 119-124).

Serão convidados a participar do evento Jovens delegados das Conferências Episcopais e dos principais movimentos e comunidades eclesiais com grande difusão internacional. Espera-se que alguns jovens Auditores do último Sínodo (que eram conhecidos como “jovens sinodais”) possam estar presentes para transmitir sua experiência, além de contar com a presença de alguns especialistas em pastoral juvenil a nível internacional.

De acordo com com padre Alexandre Awi, secretário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, em conversa transmitida pela Rádio Vaticano, o principal objetivo será acolher os impulsos do Sínodo a nível internacional, especialmente a partir do Documento Final do Sínodo dos Bispos, bem como a partir de um presumível documento pós-sinodal que, até então, o Santo Padre já terá publicado.

Padre Alexandre afirma também que o encontro é pensado como uma forma muito concreta para cumprir um dos pedidos dos Padres Sinodais: “que será fortalecida a atividade do Departamento jovem do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida também mediante a criação de um corpo representativo de jovens a nível internacional.” (n 123).
(JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas