Gaudium news > Arquidiocese do Rio envia seus jovens à JMJ no Panamá

Arquidiocese do Rio envia seus jovens à JMJ no Panamá

Rio de Janeiro (Segunda-feira, 14-01-2019, Gaudium Press) Em cerimônia realizada na Capela São João Paulo II, no bairro da Glória, no último dia 5 de janeiro, aconteceu o envio do grupo oficial da Arquidiocese do Rio de Janeiro à 34ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Panamá, que será realizada de 22 a 27 de janeiro.

Arquidiocese do Rio envia seus jovens à JMJ no Panamá

“Estamos celebrando a missa de envio na capela do idealizador e padroeiro da JMJ, que neste ano será mariana. ‘Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua Palavra” (Lc 1,38). Que São João Paulo II nos ajude, através da participação na JMJ, no Panamá, a aumentar nossa adesão a Jesus Cristo”, disse o Cardeal Dom Orani, presidente da celebração, no momento da acolhida.

Formada por 48 pessoas, a comitiva participará primeiro da Pré-Jornada (ou Semana Missionária), entre 13 e 20 de janeiro, na cidade e diocese panamenha de Chitré, situada na Península de Azuero.

Ainda em sua homilia, colocando os jovens sob os cuidados da Providência de Deus, Dom Orani lembrou a JMJ Rio2013, além de animar a todos para participar com alegria e entusiasmo da Pré-Jornada, em Chitré, e da JMJ, no Panamá.

“Nesta missa de envio, fazemos memória da JMJ Rio2013, quando o Papa Francisco, em Copacabana, enviou todos para evangelizar: ‘Ide, sem medo, para servir’. Ainda hoje sentimos os frutos de tantas pessoas que foram tocadas pelo amor de Deus. Ao fazer a experiência do encontro com o Senhor, foram impelidas em anunciar as maravilhas de Deus, contagiando as pessoas com o bem”, afirmou.

Por fim, acrescentou: “que a participação de cada um que é enviado na JMJ no Panamá não seja uma representatividade, mas uma oportunidade de fazer uma experiência de amor com o Senhor. Que o testemunho de cada um, ao voltar para suas comunidades, possa ser de protagonismo na construção de uma sociedade pautada pela fraternidade e respeito entre todos”.

O casal Sebastião Laércio Machado e Vera Lúcia Ribeiro Leite Machado estavam entre os enviados da Arquidiocese do Rio para o Panamá. Em 3 de janeiro passado, eles completaram 50 anos de matrimônio.

Durante a JMJ Rio2013, atendendo a um pedido do pároco, Sebastião e Vera acolheram em sua casa três jovens alemãs, além de atuarem como voluntários.

“Acolher peregrinos e trabalhar como voluntários fizeram com que ficássemos atados, definitivamente, às JMJs que viessem. Assim, a ida para Cracóvia foi só mais um passo e, agora, a JMJ Panamá é uma consequência desse caminhar rumo à Cruz, rumo ao próprio Cristo e ao próximo, seja ele o gari, o pedinte ou qualquer um que chega à porta de casa em busca de comida. Na missa, Dom Orani nos lembrou que o sentido mais profundo do cristão é ir ao encontro do outro, levar conforto e esperança”, contou Sebastião. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese do Rio de Janeiro

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas