Gaudium news > É em casa que a fé é transmitida, diz Papa ao batizar 27 crianças no Vaticano

É em casa que a fé é transmitida, diz Papa ao batizar 27 crianças no Vaticano

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 14-01-2019, Gaudium Press) No domingo, quando se comemorou a Festa do Batismo do Senhor, o Papa presidiu a Celebração Eucarística, na Capela Sistina, com o Rito do Batismo de 27 crianças.

É em casa que a fé é transmitida, diz Papa ao batizar 27 crianças no Vaticano1.jpg

Numa breve homilia, Francisco sublinhou o papel dos pais na transmissão da fé afirmando que “É em casa que a fé é transmitida!”

O Papa disse aos pais, padrinhos e madrinhas dos batizandos:
“Vocês pedem a fé à Igreja para os filhos de vocês. E hoje eles receberão o Espírito Santo, o dom da fé em seus corações, na sua alma. Mas esta fé, depois, deve se desenvolver, crescer”…

Antes de estudada, a Fé é transmitida: a Missão dos pais

O Pontífice lembrou aos presentes que, antes de ser estudada na Catequese que as crianças frequentarão mais adiante, “a Fé é transmitida. E este é um trabalho que diz respeito a vocês. É uma missão que vocês recebem hoje: Transmitir a fé. A transmissão da Fé se faz em casa. Porque a Fé é sempre transmitida em dialeto, o dialeto da família, o dialeto da casa, no ambiente da casa.”

Francisco ressaltou que a missão dos pais, portanto, é “transmitir a fé com o exemplo, com as palavras, ensinando a fazer o sinal da cruz. E isso é importante.
“Há crianças que não sabem fazer o sinal da cruz (…). Mas o importante, é transmitir a fé com a vida de fé de vocês. Que vejam o amor dos cônjuges, que vejam a paz da casa, que vejam que Jesus está ali”,disse.

Um Conselho para os pais…

“Nunca briguem diante das crianças. Nunca! É normal que os esposos briguem, é normal! Seria estranho se não. Mas façam de forma que eles não ouçam, não vejam. Vocês não sabem a angústia que tem uma criança quando vê os pais brigarem! Permitam-me este conselho, que ajudará vocês a transmitir a fé (…)”.

“É ruim brigar?”, pergunta o Papa. “Nem sempre. É normal, é normal”, responde. “Mas que as crianças não vejam, não escutem, pela angústia”, insiste.

“Mas tenham em mente isto”, reiterou o Pontífice: “A missão de vocês é transmitir a fé a eles, transmiti-la em casa, porque ali se aprende a fé. Depois se estuda na catequese”. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações Vatican News)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas