Gaudium news > Bispos dos EUA agradecem ao Padre Cantalamessa por retiro espiritual

Bispos dos EUA agradecem ao Padre Cantalamessa por retiro espiritual

Estados Unidos – Washington (Segunda-feira, 14-01-2019, Gaudium Press) Gratidão e satisfação, essas duas palavras resumem o sentimento dos Bispos norte-americanos após uma semana de exercícios espirituais ministrados pelo pregador da Casa Pontifícia, Padre Raniero Cantalamessa.

Bispos dos EUA agradecem ao Padre Cantalamessa por retiro espiritual.jpg

Atendendo ao convite do Papa Francisco, numerosos prelados dos Estados Unidos participaram do retiro, que ocorreu entre os dias 02 e 08 de janeiro no Seminário de Mundelein, próximo à Chicago. O encontro espiritual teve o tema escolhido e inspirado em uma passagem do Evangelho segundo São Marcos (Mc 3,14): ‘A missão dos apóstolos e seus sucessores’.

“O Santo Padre me pediu para que faça uma série de exercícios espirituais para a Conferência Episcopal, para que os Bispos, distantes de seus compromissos cotidianos, em um clima de oração e silêncio e em um encontro pessoal com o Senhor, recebam a força e a luz do Espírito Santo para encontrar as soluções adequadas aos problemas que afligem a Igreja americana hoje”, explicou o Padre Cantalamessa

O pregador da Casa Pontifícia foi elogiado por diversos participantes do retiro. O Arcebispo Paul D. Etienne de Anchorage, Alaska, afirmou que o pregador era “um verdadeiro instrumento do Senhor” e que o Espírito Santo estava trabalhando durante o retiro. Já o Bispo Lawrence T. Persa, de Erie, Pensilvânia, descreveu as homilias do Padre Cantalamessa como “poderosas e atrativas”, além de serem um grande estímulo para a reflexão e a oração sobre o papel dos pastores.

Uma das principais reflexões propostas pelo Padre Cantalamessa foi o convite para se confiar mais no Espírito Santo e viver na presença amorosa de Deus. Segundo declarações do Cardeal Blase J. Cupich, ao jornal arquidiocesano ‘Chicago Catholic’, os Bispos tem agora um sentimento renovado da importância de inspirar-se no espírito de Cristo mais do que em seus esforços. Além disso, o purpurado acrescentou que esses exercícios espirituais fizeram com que os Bispos se aproximassem uns dos outros e do Santo Padre.

“O Espírito Santo estava presente com força e eu estava muito comovido”, afirmou através do Twitter o Bispo Auxiliar Mark W. O’Connell de Boston, que continuou, “foi um experiência verdadeiramente abençoada”. O Arcebispo de Los Angeles, Dom José H. Gómez exortou para que os prelados orem juntos “como sinal visível de nossa unidade como Bispos e da comunhão com o Santo Padre”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas