Gaudium news > iBreviary: a Liturgia das Horas chegando pelo celular

iBreviary: a Liturgia das Horas chegando pelo celular

Redação (Terça-feira, 15-01-2019, Gaudium Press) O sacerdote italiano Paolo Padrini, criou um aplicativo para celular com o objetivo de auxiliar aos clérigos na recitação da Liturgia das Horas (também conhecido como Breviário). O iBreviary contêm todos os textos da Liturgia do ano, as principais orações para os sacramentos e celebrações religiosas.

iBreviary- a Liturgia das Horas chegando pelo celular.JPG

“Assim como o breviário impresso [o iBreviary] é um instrumento portátil, que pode acompanhar o dia a dia dos sacerdotes e leigos, do mesmo modo, com a modernidade, abrimo-nos ao suporte para smartphones: mudam as modalidades de uso, mas não a lógica subjacente, que é a de pode aceder à oração de modo prático a qualquer momento do dia”, explicou o Padre Padrini.

Disponível em mais de dez idiomas, incluindo o Missal em Latim, a versão portuguesa é constituída por textos aprovados pela Conferência Episcopal Portuguesa e cedidos pelo Secretariado Nacional da Liturgia.

Caso o usuário viaje para algum lugar onde ficará sem internet, o aplicativo oferece a facilidade de se descarregar as leituras de até 15 dias para que se use offline. Além disso, o iBreviary permite que se guarde frases dos Evangelhos para ler em outros momentos do dia ou mesmo compartilhá-las.

iBreviary- a Liturgia das Horas chegando pelo celular2.JPG

Após aberto, o aplicativo informa o dia da semana e o tempo litúrgico no qual nos encontramos. No menu ‘Rezar’ são apresentadas cinco opções: Breviário; Missal; Leituras; Orações e Rituais.

Em Breviário encontramos toda a Liturgia das Horas, bem como o Santo do dia. O usuário seleciona se quer rezar o Ofício das Leituras; Laudes; Hora Média; Vésperas; Completas ou Ofícios comuns. No Missal dispomos de todo Missal para a Eucaristia do dia em que nos encontramos. Em Leituras são apresentadas as leituras próprias de cada dia. Nas Orações encontramos várias orações que vão desde o Pai Nosso, Ave Maria, até Credo. Por último, em Rituais nos é permitido escolher entre vários rituais: visita e comunhão dos doentes; unção dos enfermos, etc.

De grande utilidade pastoral, o aplicativo está disponível para iPhone e Android e também pode ser acessado através do computador (clique aqui). (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas