Gaudium news > Papa Francisco visitará a Romênia

Papa Francisco visitará a Romênia

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 15-01-2019, Gaudium Press) A Sala de Imprensa da Santa Sé, ainda na sexta-feira (11/01), anunciou que a Viagem Apostólica Internacional do Papa Francisco à Romênia será realizada de 31 de maio a 2 de junho próximo.

PAPA VISITARÁ ROMENIA.jpeg

O anúncio feito pelo diretor interino da Sala de Imprensa, Alessandro Gisotti, tem o seguinte texto:
“Acolhendo o convite do presidente, das autoridades do Estado e da Igreja Católica da Romênia, Sua Santidade Papa Francisco realizará uma Viagem Apostólica ao país, de 31 de maio a 2 de junho de 2019, para visitar as cidades de Bucareste, Ia?i e Blaj e o Santuário mariano de Sumuleu Ciuc. O programa da viagem será publicado oportunamente.”

Romênia: um pequeno rebanho

Um pequeno rebanho em festa. Esta é a imagem que Dom Mihai Catalin Fratila, bispo romeno, usa para dar substância à emoção com a qual foi acolhida a notícia da visita do Papa à Romênia foi recebida, de 31 de maio a 2 de junho.

Dom Fratila é o coordenador geral da viagem papal, em nome da Conferência Episcopal da Romênia, para ele a visita será uma ocasião para redescobrir a fé e renovar as ligações com nossa história.

A visita do Papa, informa Dom Fratila, será confiada de maneira especial à proteção de Maria. O logotipo da viagem sintetiza isto. Ele representa o povo de Deus em caminho, sob o olhar amoroso e o abraço materno da Santíssima Virgem.

O Prelado assegura que “Nossa Senhora nos chama à unidade, e nos confia esta tarefa…”

O lema da viagem será: “Sã mergem împreun?”, “Caminhemos juntos!”

5% da População

“Na Romênia os católicos são 5% e para este ‘pequeno rebanho’ ser visitado pelo sucessor de Pedro, significa uma valiosa oportunidade de renovar a própria fé e uma oportunidade concreta para relançar seu compromisso com o país”, recorda Dom Fratila.

A presença do Pontífice permitirá também reconectar os fios da história e não esquecer. “A Igreja Greco-católica – recorda o prelado – pagou um alto preço pela fidelidade ao Papa, com 41 anos de perseguição”.

Situação da Igreja na Romênia

O Papa vai encontrar uma sociedade romena bastante dividida e em extrema dificuldade, herança dos anos escuros da ditadura comunista quando Nicolae Ceausescu era senhor absoluto do bem e do mal e o país foi declarado como sendo um estado ateu.

E qual é a situação da Igreja na Romênia?

Para esta pergunta, Dom Fratila responde partindo de dados. “A comunidade católica na Romênia é uma realidade complexa. Há doze dioceses: seis de rito latino e seis de rito bizantino, romeno. À duas das dioceses do rito latino pertencem fiéis romenos, enquanto às quatro restantes pertencem aos húngaros e a um pequeno grupo de alemães. Uma riqueza muitas vezes não apreciada”.

O combate contra a sociedade secularizada, modelo imperante e extremamente hipnotizante, está sendo travado pela Igreja com uma arma poderosa: “É o legado da perseguição, que nos permite não perder o sentido profundo e verdadeiro da vida cristã – diz o bispo -. O apego à verdade é também um estilo de vida, não somente uma especulação intelectual”.
(JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas