Gaudium news > Brasília sedia Encontro Internacional da Juventude Estigmatina

Brasília sedia Encontro Internacional da Juventude Estigmatina

Brasília (Terça-feira, 15-01-2019, Gaudium Press) Com o intuito de celebrar a vitória da vida do Cristo Ressuscitado, bem como a páscoa de todas as juventudes, acontece desde 14 de janeiro, em Brasília, o III Encontro Internacional da Juventude Estigmatina, da Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo – fundada por São Gaspar Bertoni, em 4 de novembro de 1816, em Verona, na Itália.

Brasília sedia Encontro Internacional da Juventude Estigmatina

As atividades do evento, que acolhe participantes das cinco províncias e suas delegações estigmatinas, espalhadas pelo mundo, serão concentradas na Paróquia Santa Cruz e Santa Edwiges, na Capital Federal, e seguem até 20 de janeiro.

“Prosseguindo com o espírito de partilha de vida, que marcou a semana missionária celebrada em São Caetano do Sul (2013), no conhecimento-comunhão de culturas, e na reapresentação dos passos de Bertoni em Verona (2016), mais uma vez somos chamados para este III EIJE (2019)”, informa o site da congregação.

Refletindo e aprofundando o tema “Somos jovens estigmatinos, missionários por uma Igreja em saída”, os participantes também são chamados a acolher o lema “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo, 2,5), em sintonia com a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Paraná.

Brasília sedia Encontro Internacional da Juventude Estigmatina

“Com reencontros e novos encontros, teremos a oportunidade de encarnar a identidade de discípulos-missionários, em uma Igreja em saída. É motivo de promover e celebrar a vida das juventudes estigmatinas, espalhadas pelo mundo; conhecer e promover a integração e a partilha, e aprofundar a espiritualidade bertoniana”, completa os estigmatinos.

Destinado a jovens líderes, de 16 a 29 anos – conforme dialogados com o confrade referencial de suas província -, próximos da missão estigmatina junto às juventudes, dentro e fora dos espaços eclesiais, o encontro também acolhe assessores de juventude e demais religiosos.

Ano Vocacional Estigmatino

Com o objetivo de ajudar a Província Santa Cruz a perceber-se como “assembleia dos vocacionados e vocacionadas”, esta outra iniciativa deseja fazer das paróquias estigmatinas celeiros vivos e fecundos de vocação, nos quais efetivamente seja aceito e trabalhado todas as mais diversas formas de serviços, apostolado que fortaleça o desejo de continuidade do projeto de Cristo que é de vida, e de vida em abundância (Jo 10,10).

Enquanto que o tema “Contempla este meu Coração” (Cf.: MP, 30-05-1812) pretende nos aproximar da espiritualidade de nosso fundador, o lema “Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me”, retirado de um dos textos de São Mateus, possui relevância como uma síntese dos propósitos deste Ano Vocacional.

Brasília sedia Encontro Internacional da Juventude Estigmatina

O intuito com esta ação é iluminar a reflexão de toda a comunidade de vocacionados, que se colocam a caminho como discípulos missionários. “Em uma sociedade, cada vez mais afetada pelo secularismo, individualismo, entre outras difíceis situações, o tomar a cruz e seguir (Mt 16,24) é uma resposta fiel a palavra do Senhor”.

Além disso, o Ano Vocacional Estigmatino deseja fomentar ainda mais, em todas as paróquias da Província em Brasília, o espirito de oração pelas vocações. “Empenhemo-nos para que a Província Santa Cruz viva um novo e promissor despertar vocacional, e suas comunidades tornem-se verdadeiros celeiros de vocação e fonte de missão”, conclui a congregação. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas