Gaudium news > Sacerdote Jesuíta prega Retiro espiritual aos Bispos da Espanha

Sacerdote Jesuíta prega Retiro espiritual aos Bispos da Espanha

Espanha – Madri (Terça-feira, 15-01-2019, Gaudium Press) Os Bispos da Conferência Episcopal Espanhola se encontram desde o último domingo, 13 de janeiro, em um retiro espiritual que se estenderá até o próximo sábado, 19 de janeiro. Por volta de 40 prelados participam do retiro, que é presidido pelo Padre jesuíta Juan Antonio Guerrero, delegado para as Casas e Obras Interprovinciais de Roma.

Sacerdote Jesui?ta prega Retiro espiritual aos Bispos da Espanha.jpg

Os jesuítas dirigiram seis dos últimos sete retiros espirituais dos Bispos espanhóis. A ordem religiosa dirigiu os Exercícios Espirituais em 2018, através do sacerdote Francisco José Ruiz; Em 2017, com o Padre Pablo Alonso; Em 2016 o retiro foi ministrado por Antonio Guillén Paredes; Já no ano de 2014, os exercícios espirituais para os Bispos da Espanha foram presididos pelo superior de Teologia São Roberto Belarmino, em Bruxelas (Bélgica), o jesuíta Alain Mattheeuws; Por fim, em 2013, o retiro foi conduzido pelo Padre Santiago Arzubialde Echevarría.

Somente no ano de 2015 o retiro espiritual dos Bispos espanhóis não foi dirigido por um jesuíta. O motivo da mudança era porque na ocasião se celebrava o V Centenário de Santa Teresa de Jesus, e por isso, os prelados decidiram convidar o provincial dos carmelitas descalços de Castilla, o Padre Miguel Márquez Calle, como responsável pela pregação dos Exercícios Espirituais.

Essa tradição, no entanto, é mais antiga do que se imagina. No ano de 2006, este mesmo trabalho foi realizado por um jesuíta muito conhecido nos dias de hoje, Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, que naquela época era Cardeal e Arcebispo de Buenos Aires. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas