Gaudium news > Arquidiocese de São Paulo participa da Campanha pelo Desarmamento

Arquidiocese de São Paulo participa da Campanha pelo Desarmamento

São Paulo (Quarta, 21-10-2009, Gaudium Press) No próximo domingo (25), arquidioceses e dioceses de todo o país vão dar início às celebrações em torno do Dia Nacional da Juventude (DNJ). Em São Paulo, as comemorações vão acontecer entre às 10h e 17h no Parque do Ibirapuera, zona sul da cidade. O tema desse ano, definido pelo Setor Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), é “Juventude em Marcha contra a Violência”, com o lema “Contra o extermínio da juventude, em defesa da Vida”.

Segundo a arquidiocese de São Paulo, o DNJ desse ano vai ser realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo por meio da “Campanha pelo Desarmamento”. O evento continua com o ciclo de debates iniciado com a Campanha da Fraternidade de 2009, propondo reflexões em torno de uma “Cultura de Paz”.

Em carta enviada aos párocos, administradores paroquiais e diretores de escolas católicas, o arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer, e o bispo referencial para o Setor Juventude, dom Tarcísio Scaramussa, enfatizaram a necessidade de promover uma cultura que se relacione a “ideais como dignidade, liberdade, solidariedade, justiça, paz, diálogo e espiritualidade”.

“É necessário renovar a opção preferencial pelos jovens, de maneira eficaz e realista, apoiando, motivando, acompanhando e participando de sua vida”, diz o documento.

A programação do DNJ em São Paulo prevê uma celebração eucarística às 11h na Arena de Eventos. A partir do meio-dia, está programado um “Ato pela Vida da Juventude” na Praça da Paz, além do evento contar também com apresentações artísticas, oficinas, entre outras atividades. Uma oração e um show musical encerram às 16h.

A programação completa está disponível no site do Setor Juventude da arquidiocese de São Paulo: http://www.setorjuventude.org.br

Dia Nacional da Juventude

O DNJ é uma atividade permanente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) que é realizada nas dioceses de todo o país. Com apoio dos pastores da Igreja, o DNJ propõe celebrar a vida dos jovens de forma alegre, descontraída e comprometida com a realidade social em que vivem, tendo como base a figura de Jesus Cristo.

Recordando a mensagem deixada pelo Papa Bento XVI, no Estádio do Pacaembu, em maio de 2007: “as ameaças à dignidade humana requerem um maior compromisso nos mais diversos espaços de ação que a sociedade vem solicitando”.

Em sintonia com a mensagem do Papa, o DNJ quer despertar um processo de formação de “discípulos-missionários” que possam ir ao encontro de todos os outros jovens ainda não atingidos pela mensagem cristã de esperança e paz.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas