Gaudium news > Lançado Diretório sobre o Sacramento do Batismo em Passo Fundo (RS)

Lançado Diretório sobre o Sacramento do Batismo em Passo Fundo (RS)

Passo Fundo – Rio Grande do Sul (Quarta-feira, 16-01-2019, Gaudium Press) A Arquidiocese de Passo Fundo realizou no último domingo, 13 de janeiro, o lançamento do novo Diretório sobre o Sacramento do Batismo, que será destinado às paróquia situadas no mapa arquidiocesano.

Lançado Diretório sobre o Sacramento do Batismo em Passo Fundo (RS)

Durante cerimônia na Catedral Metropolitana, o Arcebispo Dom Rodolfo Luís Weber, em alusão ao diretório, destacou a importância do Sacramento do Batismo. Para ele, “ser batizado imprime em nós um jeito de viver; significa viver do modo cristão em meio ao mundo”.

Construído a partir das contribuições do clero da Arquidiocese e aprovado no fim de 2018, o livreto está disponível em todas as paróquias e, em breve, deve chegar as famílias, segundo o site da Igreja de Passo Fundo.

O material será entregue pelas mãos dos párocos àqueles que estiveram presentes nas celebrações do dia, afim de que possam, o quanto antes, entrar em contato com o conteúdo que aborda desde as definições do que é o Batismo até as orientações para pais e padrinhos, batismo para adultos e demais explicações acerca do rito.

Ainda na solenidade de lançamento, Dom Rodolfo ressaltou ser essencial este texto para padronizar as celebrações nas paróquias para garantir a unidade na Arquidiocese.

“São orientações, diretrizes e normas que valem para toda a Arquidiocese. O objetivo é um só: manter o resplendor do Sacramento do Batismo e fazer com que seja, de fato, um batismo concreto, real e verdadeiro”, enfatizou.

Lançado Diretório sobre o Sacramento do Batismo em Passo Fundo (RS)

O prelado também comentou a importância dos fiéis celebrarem o seu batismo e compreenderem o significado.

“O Batismo, para nós, é uma graça. Deus vem a nós, no Natal, não por exigência humana, mas por amor às suas criaturas. Morre na cruz, não por nossa reivindicação, mas por nos dar o perdão e a vida. Nos concede o Batismo, portanto, para nos dar a sua graça, nos fazer seus filhos – com direitos e herança. Se estabelece, portanto, uma comunhão: aceitamos o dom batismal como presente e ele se torna uma responsabilidade e uma missão”, concluiu. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Passo Fundo

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas