Gaudium news > Igreja no Pará organiza preparativos para os 300 anos da Diocese de Belém

Igreja no Pará organiza preparativos para os 300 anos da Diocese de Belém

Belém – Pará (Quarta-feira, 16-01-2019, Gaudium Press) A Arquidiocese de Belém está literalmente em contagem regressiva para celebrar os 300 anos de criação da Diocese de Belém do Pará. Isso porque, recentemente, foi lançada a página na internet que informa os dias, horas, minutos e até os segundos que faltam para a celebração da missa pela unidade arquidiocesana, que ocorrerá em 22 de fevereiro próximo.

Igreja no Pará organiza preparativos para os 300 anos da Diocese de Belém

Outros destaques são a descrição do projeto, que tem como objetivo geral “celebrar com júbilo e gratidão o terceiro centenário da criação da Diocese de Belém do Pará, organizando para isso um ano jubilar com celebrações, eventos, exposições e publicações que revelem e descrevam a presença da Igreja Católica em terras amazônicas e iluminem a sua caminhada nesses próximos anos”.

Além de realizar cerimônias diversas durante o Ano Jubilar, que terá início em fevereiro, prosseguindo nas regiões episcopais e com as instâncias pastorais arquidiocesanas, as festividades visam a preparação para o Sínodo Arquidiocesano de 2020 através de encontros de formação, levantamentos e pesquisas que auxiliem os fiéis a terem uma visão mais profunda da realidade em que vivem na Arquidiocese, afim de levá-los a assumir novos compromissos.

Igreja no Pará organiza preparativos para os 300 anos da Diocese de Belém

O site dos 300 anos da Diocese de Belém do Pará conta ainda com a descrição do logotipo para os festejos. Inspirado por dois pontos: “para frente e para o alto”, a marca foi criada com base na proposta do Arcebispo Dom Alberto Taveira, que manifestou o desejo de que a arte representasse a missão da Igreja na Amazônia, fazendo menção ao movimento contínuo para a evangelização.

A Sede Metropolitana de Belém é a mais antiga do Brasil. Em 4 de março deste ano serão celebrados os 300 anos de diocese, e em 1° de maio, os 113 anos de elevação à Arquidiocese. Atualmente conta com o governo do Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Taveira Corrêa, tendo como Bispos Auxiliares Dom Irineu Roman e Dom Antônio de Assis Ribeiro.

Igreja no Pará organiza preparativos para os 300 anos da Diocese de Belém

A Igreja também possui 245 sacerdotes, 153 diáconos, sete Regiões Episcopais e 89 paróquias. “A Missão da Igreja que desde 12 de janeiro de 1616 evangeliza a Amazônia é estabelecer um novo modo de ser, abrindo espaço para leigos exercerem de modo efetivo e concreto seus ministérios ao lado do clero, do episcopado e dos religiosos criando assim uma rede de comunidades eclesiástica possibilitando uma presença maior da igreja vida do seu povo. E esse berço amazônico tem Identidade Mariana, tendo como padroeira da Arquidiocese e da capital paraense, Santa Maria de Belém e Nossa Senhora de Nazaré como Rainha da Amazônia”, descreve o site da Arquidiocese. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Belém do Pará

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas