Gaudium news > Começa a Pré-JMJ do Panamá: Uma jornada com traços Marianos

Começa a Pré-JMJ do Panamá: Uma jornada com traços Marianos

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 17-01-2019, Gaudium Press) Teve início nesta quinta-feira, 17 de janeiro, na Costa Rica e no Panamá, a pré-Jornada Mundial da Juventude.

Começa pré-JMJ Panamá.jpg

Os peregrinos provenientes de várias partes do mundo chegam em grande quantidade àqueles dois países centro americanos que fazem fronteira entre si e são banhados pelo Caribe e pelo Oceano Pacífico.

Pré-JMJ

A pré-Jornada Mundial da Juventude, conhecida também como “Dias nas Dioceses”, iniciou-se hoje. A Nicaragua também receberia peregrinos para a experiência da semana missionária na Pré-JMJ, porém, por causa da instabilidade política do país, a Arquidiocese de Manágua comunicou de não poderia assumir o compromisso de sediar os “Dias nas Dioceses”.

Até domingo (20/01), os jovens serão encorajados a se preparar à JMJ – com abertura oficial marcada para o dia 22 de janeiro.

Os Dias na Diocese serão realizados em San José e em outros sete municípios da Costa Rica, além da Cidade do Panamá, onde acontece a grande festa da juventude.

Uma JMJ com traços Marianos

O Pe. Alexandre Awi Mello, secretário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, comenta que a JMJ Panamá-2019 será um evento que, pela primeira vez, terá um caráter mariano, tendo como tema:

“Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38).

“Eu acho que uma JMJ Mariana, a primeira em nível internacional, com tema mariano, tinha que ser mesmo na América Latina, que desde o início da sua evangelização tem Maria como forma de transmitir o amor a Jesus e à Igreja; através, então, de Nossa Senhora de Guadalupe e, depois, em cada país com as suas invocações locais, principalmente no Brasil, com Nossa Senhora Aparecida. Que alegria que nós possamos ter Maria, como Mãe e modelo para os jovens. Que esta Jornada, segundo o exemplo de Maria, sob a sua proteção e intercessão, possa ser uma Jornada profundamente Mariana”, disse o sacerdote. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas