Gaudium news > Igreja na Malásia inaugura Ano Missionário Extraordinário 2019

Igreja na Malásia inaugura Ano Missionário Extraordinário 2019

Malásia – Kuala Lumpur (Quinta-feira, 17-01-2019, Gaudium Press) No último domingo, 13 de janeiro, foi inaugurado oficialmente na Malásia, o Ano Missionário Extraordinário 2019. Durante esse período, que se encerrará em outubro, todas as Dioceses do país se comprometerão renovar sua Fé e sua vida cristã através de um novo zelo missionário em suas respectivas comunidades.

Igreja na Mala?sia inaugura Ano Missiona?rio Extraordina?rio 2019.png

Dessa forma, os Bispos da Malásia acolhem o convite feito pelo Papa Francisco de se preparar para o Mês Missionário que terá por tema ‘Batizados e enviados. A Igreja de Cristo em missão pelo mundo’.

Na abertura do Ano Missionário Extraordinário, o Presidente da Conferência Episcopal da Malásia, Singapura e Brunei, Dom Sebastian Francis, afirmou que “como somos batizados, somos Igreja de Cristo, somos chamados a responder ao mandato de Nosso Senhor Jesus Cristo de ir e anunciar o Evangelho a todas as criaturas (Mc 16, 15). A resposta a este mandato de Jesus não é uma opção para a Igreja”.

Cada Diocese organizará uma série de atividades formativas como forma de auxiliar na reflexão e preparação para sair de si mesma com o fim de abordar a missão. Dentre as atividades está uma peregrinação à Igreja da Assunção em Penang. “Veneraremos as relíquias dos Santos e mártires missionários. Estamos animando as Paróquias a organizar atividades missionárias e atender aos mais necessitados na Diocese”, explicou Dom Francis.

Todos os fiéis receberam uma estrela do Ano da Missão que apresenta em seu centro o logotipo do Ano Missionário representando as quatro dimensões do chamado missionário: o encontro com Jesus; o testemunho na missão; a formação missionária; e a caridade missionária.

Igreja na Mala?sia inaugura Ano Missiona?rio Extraordina?rio 2019 2.jpg

Na parte posterior da estrela, os fiéis poderão escrever os compromissos pessoais que pretendem cumprir ao longo do Ano Missionário. No Natal, cada batizado devolverá sua estrela e a colocará no presépio, simbolizando o fato de que toda pessoa batizada pode ser, com a graça de Deus, uma estrela brilhante.

O Arcebispo de Kuala Lumpur, Dom Julian Leow, explicou que o Ano Missionário Extraordinário 2019 “nos recorda a responsabilidade de refletir a missão de Deus em cada aspecto da vida e em todos os lugares geográficos, nos chama a compartilhar a vida de Jesus, quer dizer, a pregar, ensinar, sanar, alentar, consolar e viver em obediência à vontade de Deus. Portanto, como Igreja e como indivíduos, vivemos nosso Batismo, proclamando o Evangelho ao mundo”.

A população da Malásia é de maioria muçulmana, segundo o censo de 2010, apenas 9,2% da população professa o cristianismo, por volta de 2,6 milhões de fiéis. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas