Gaudium news > Primeiro templo católico na África será restaurado

Primeiro templo católico na África será restaurado

Cabo Verde – Praia (Quinta-feira, 17-01-2019, Gaudium Press) O Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde, Abraão Vicente, e a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal, Teresa Ribeiro assinaram um documento na última terça-feira, 15, no qual formalizam uma parceria entre os dois países para a restauração da capela gótica da Igreja de Nossa Senhora do Rosário na Cidade Velha, Ilha de Santiago, o primeiro templo católico na África.

Primeiro templo cato?lico na A?frica sera? restaurado.jpg

Em nome do Governador de Cabo Verde, o Ministro Abraão Vicente agradeceu pela ajuda financeira que servirá não só para restaurar o templo, como também para preservar a história do país, além de capacitar técnicos de conservação e restauro de edifícios históricos.

Já a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal, Teresa Ribeiro, explicou que sabe o quanto a cultura é importante para Cabo Verde e como o país olha para a cultura como sendo um “ativo estratégico” que merece toda a atenção.

Construída em 1495, a igreja de Nossa Senhora do Rosário é emblemática por ser a única do movimento gótico no continente africano. O templo possui características típicas da arquitetura quinhentista.

Dentre os personagens famosos que passaram por esta igreja estão o Padre Antônio Vieira, que pregou ali; Vasco da Gama, que durante sua viagem à Índia recebeu nesse templo a benção para a viagem; e Cristóvão Colombo, quando estava à caminho das Américas. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas