Gaudium news > São Sebastião, um exemplo de coragem ante os obstáculos da vida

São Sebastião, um exemplo de coragem ante os obstáculos da vida

Rio de Janeiro (Sexta-feira, 18-01-2019, Gaudium Press) O Padroeiro da Arquidiocese do Rio de Janeiro, São Sebastião, será celebrado neste próximo domingo, 20 de janeiro.

A respeito da festividade, que leva o tema “São Sebastião vocacionado pelo amor”, o Cardeal Arcebispo Orani João Tempesta afirma que a tradicional trezena, que percorre as ruas e avenidas do município antes da grande celebração, “é a missão popular que abre o ano e nos identifica nessa caminhada católica nesta grande cidade”.

São Sebastião, um exemplo de coragem ante os obstáculos da vida

“São Sebastião é um dos santos mais famosos entre o povo brasileiro. Por causa de sua intercessão e incontáveis milagres obtidos, ele se tornou padroeiro de muitas cidades e outras tantas cidades e bairros por todo o Brasil receberam o nome de São Sebastião”, afirma Dom Orani, em artigo publicado no site da Arquidiocese.

De acordo com o purpurado, a fortaleza para superar as várias dificuldades e situações foi uma das características que marcou a vida do Mártir, que através de seu testemunho de vida, nos anima a ter o mesmo espírito de confiança em Deus e audácia cristã para fazer da vida uma caminhada segura rumo à felicidade.

“São Sebastião é um exemplo de coragem ante os obstáculos da vida e fidelidade mesmo diante das contrariedades e perseguições. É interessante notar o seu empenho em fazer o bem ocultamente, aproveitando todas as circunstâncias para semear alegria, consolo e ânimo para as pessoas próximas, mesmo sabendo que quando fosse descoberto poderia ter complicações”.

O arcebispo lembra ainda que São Sebastião também pode ser reconhecido por sua prontidão em fazer a vontade de Deus. “Ao olhar para São Sebastião que sofreu e morreu, continua Dom Orani, “lembramos do Cristo que sofreu, morreu e venceu a morte. No acontecimento Salvífico da sexta-feira Santa no Calvário, traduz-se profundamente o amor de Deus pela humanidade. Ali se dá a realização do sonho de Deus por cada um dos seus filhos. Dando-se por amor, Ele traz o céu à terra e nos resgata de nossas misérias. É em torno de nossas misérias que o amor de Deus age e se realiza”.

Além de ter se tornado defensor da Igreja como soldado, capitão e também como apóstolo dos confessores, o Santo foi apóstolo dos mártires, os que confessavam Jesus em todas as situações, renunciando à própria vida. “São Sebastião viveu intensamente sua vida batismal e foi testemunha de Cristo até o martírio. E quando denunciado como cristão, lá estava ele, diante do imperador furioso. Mas nosso santo deixou claro, com muita sabedoria, auxiliado pelo Espírito Santo, que mesmo sendo um bom soldado era um cristão convicto”, ressalta o cardeal.

São Sebastião, um exemplo de coragem ante os obstáculos da vida

Por fim, Dom Orani Tempesta recorda que, ao nos aproximarmos da festa do Padroeiro da Cidade Maravilhosa, “damos assim início ao novo ano alicerçados no Evangelho colocado em prática pelo grande mártir”, que é exemplo de homem que soube defender a fé católica. “Socorrei-nos glorioso Mártir São Sebastião para saibamos ser anunciadores da misericórdia e da verdade. Que saibamos viver o santo Evangelho de cada dia”, conclui.

Neste domingo, 20 de janeiro, as comemorações terão início às 10h, com Missa Solene presidida pelo cardeal, no Santuário Basílica de São Sebastião, dos Frades Capuchinhos, na Tijuca. No mesmo local, às 15h, haverá o Terço da Misericórdia, seguido da procissão em honra ao Padroeiro, em direção à Catedral Metropolitana, onde Dom Orani celebrará o encerramento dos festejos. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese do Rio de Janeiro

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas