Gaudium news > "Tudo o que Ele te disser, faça-o", recomenda Papa no Angelus

"Tudo o que Ele te disser, faça-o", recomenda Papa no Angelus

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 21-01-2019, Gaudium Press) Ainda na manhã chuvosa de domingo, ao meio dia, Francisco rezou o Angelus com milhares de peregrinos reunidos na Praça São Pedro.
Antes de rezar a Oração Mariana, desde a janela dos aposentos pontifícios, o Papa refletiu sobre o episódio evangélico acontecido nas Bodas de Caná, ocasião em que Nosso Senhor deu início a sua missão pública praticando o primeiro milagre.

Tudo que Ele te disser , faça.jpg

Bodas de Jesus com a humanidade

Para Francisco, o que ocorreu nas bodas de Caná, na Galileia, com o episódio narrado por São João, foi algo como uma cerimônia em que Deus se casou com a humanidade:
“De fato, todo o mistério do sinal de Caná se baseia na presença deste divino esposo que começa a revelar-se. Jesus se manifesta como esposo do povo de Deus, anunciado pelos profetas, e nos revela a profundidade da relação que nos une a Ele”

Façam o que Ele lhes disser…

Recordando o fato narrado no Evangelho, o Papa lembrou que, quando a festa estava em seu auge, o vinho acabou!

Nossa Senhora percebeu o fato e a aflição dos anfitriões e, então, disse a Seu Filho Jesus: “Eles não têm mais vinho”.

E Maria dirige-se  aos serviçais e lhes diz poucas e suficientes palavras para que o milagre fosse operado:
“Façam o que Ele lhes disser”.

Jesus então disse aos serventes: “Enchei as ânforas de água. E as encheram até a borda. Disse-lhes novamente:
“Agora tomai algumas e levai-as àquele que dirige o banquete”.

Francisco ainda explicou que a água é necessária para viver, mas o vinho exprime a abundância do banquete e a alegria da festa. Como é possível celebrar as núpcias e fazer festa se falta aquilo que os profetas indicavam como um elemento típico do banquete messiânico?

E acrescentou que Maria confia nas palavras do Mestre e intercede por nós. Ela nos repete as mesmas palavras que são, ainda hoje, um legado precioso :

“Tudo o que Ele lhes disser, façam-no”.

Programa de vida do cristão

“Servir o Senhor significa escutar e pôr em prática a sua palavra. É a recomendação simples e essencial da Mãe de Jesus, é o programa de vida do cristão. Para cada um de nós, beber daquela ânfora equivale a entregar-se à Palavra e aos Sacramentos para experimentar a graça de Deus em nossa vida”, disse o Papa que, depois acrescentou para encerrar o encontro dominical:

“Quando estamos em situações difíceis, quando surgem problemas que não sabemos como resolver, quando muitas vezes sentimos ansiedade e angústia, quando nos falta alegria, vamos a Maria e digamos:

“Não temos vinho. O vinho acabou: olha como eu estou; olha para o meu coração, olha para a minha alma”.
Digam-no à mãe. E ela irá a Jesus e dirá: “Olha ele, olha ela: eles não têm vinho”. depois, ela virá a nós e dirá:

“Tudo o que ele te disser, faça-o”. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações Vatican News)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas