Gaudium news > Tem início a 144ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, em Porto Alegre

Tem início a 144ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, em Porto Alegre

Porto Alegre – Rio Grande do Sul (Segunda-feira, 21-01-2019, Gaudium Press) Os fiéis gaúchos celebraram neste domingo, 20 de janeiro, a abertura oficial da 144ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes. Enquanto o tema dos festejos intitula-se “A Santidade no Mundo Atual”, o lema é “Sede, pois, Santos, porque sou Santo!” (I Pedro 1,16).

Tem início a 144ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, em Porto Alegre

Na ocasião, houve procissão com a imagem da Padroeira, partindo da Zona Norte com destino ao Santuário Nossa Senhora do Rosário (Igreja do Rosário), localizada no Centro histórico de Porto Alegre.

A imagem permanecerá na Igreja do Rosário afim de que os devotos prestem suas homenagens até o dia 2 de fevereiro, quando ocorre a festa dedicada a Mãe Santíssima.

Entre as atividades neste período festivo, destaca-se a oração do terço no Santuário de Navegantes, em 22 de janeiro, o novenário entre 24 deste mês e 1º de fevereiro, e o “No Colo da Mãe”, evento de promoção humana que ocorrerá no dia 27, promovendo atividades gratuitas como corte de cabelo, aferição da pressão arterial e aconselhamento com psicólogos e sacerdotes.

Tem início a 144ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, em Porto Alegre

Assim como no ano passado, a festa em homenagem à Nossa Senhora dos Navegantes conta com o apoio apoio dos devotos. “Trata-se da maior festa popular da capital, assim como do Rio Grande do Sul, um dos três maiores acontecimentos religioso cultural do Brasil e primeiro patrimônio de natureza imaterial de Porto Alegre”, destacou o Provedor da Irmandade de Navegantes, Gustavo Madalena Brum, em entrevista concedida ao portal “O Sul”.

No dia de Nossa Senhora dos Navegantes, 2 de fevereiro, haverá missa às 7h, no Santuário do Rosário, e após, acontecerá a procissão de retorno da imagem da Virgem Maria ao Santuário dos Navegantes, com chegada prevista para às 10h30.

Tem início a 144ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, em Porto Alegre

Realizada a parir de 1875, em Porto Alegre, é considerada uma das festas populares mais importantes do Rio Grande do Sul, uma vez que representa a cultura, a religiosidade e as práticas da população católica gaúcha. Desde 2010 é reconhecida como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial da cidade. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Irmandade de Nossa Senhora dos Navegantes, Câmara Municipal de Porto Alegre e portal “O Sul”

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas