Gaudium news > Festa do Santo Menino de Cebú atrai mais de um milhão e meio de devotos nas Filipinas

Festa do Santo Menino de Cebú atrai mais de um milhão e meio de devotos nas Filipinas

Filipinas – Cebú (Segunda-feira, 21-01-2019, Gaudium Press) Um total de um milhão e meio de pessoas participaram da procissão solene na Véspera da Festa do Santo Menino de Cebú nas Filipinas, segundo informações oficiais divulgadas pelo Diretor do Departamento de Polícia da cidade de Cebú, Royina Garma. A assistência marca um registro três vezes maior que os 500 mil devotos congregados na procissão do ano passado.

Festa do Santo Menino de Cebu? atrai mais de meio milha?o de devotos nas Filipinas.jpg

“Nossa devoção ao Santo Menino, recebida há longo tempo, é um gesto de Fé que todos valorizamos”, indicou o Padre Pacífico Jun Nohara, Reitor da Basílica do Santo Menino. “Ano após ano, nossa celebração em honra do Senhor Santo Menino, nossas danças tradicionais de Sinulog, nossas procissões, nossos rituais e cerimônias deveriam fazer-nos crescer na Fé e no amor, assim como fazer-nos testemunhas do Evangelho e partícipes na missão da Igreja”.

A venerada imagem saiu do Santuário nas mãos do Arcebispo de Cebú, Dom José Palma, às 13h, sendo escoltada por sacerdotes e levada em procissão solene pelas ruas da cidade. Em meio a fortes medidas de segurança e a proibição de fogos de artifício, a procissão avançou lentamente pelas ruas, congregando as multidões que o veneraram.

Desde as 06h do domingo se levou a cabo o Sinulog, o centenário festival em honra ao Santo Menino. A imagem venerada na cidade de Cebú é a mais antiga do país e foi trazida pelo explorador português Fernando Magalhães em 1521, tendo sido outorgada como presente de Batismo à Rainha Joana de Cebú, que junto com seu esposo e mais 800 nativos foram admitidos na Fé Católica em seu primeiro contato com os portugueses. Pouco tempo depois, o explorador português foi assassinado pelos nativos rivais de ilhas próximas e a imagem foi perdida durante um longo tempo.

De maneira providencial, a imagem foi encontrada novamente em 1565 pelas tropas do conquistador espanhol Miguel López de Legazpi, que a recuperaram sem dano algum em uma loja que havia sido incendiada. Os espanhóis consideraram este fato como um milagre e dedicaram a cidade de Cebú à sua proteção, dando-lhe o nome oficial de Cidade do Santíssimo Nome de Jesus. A imagem é venerada na Basílica Menor do Santo Menino, que é por sua vez o templo mais antigo do país. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas