Gaudium news > Exposição no Recife destaca os Santos Negros na história da Igreja Católica

Exposição no Recife destaca os Santos Negros na história da Igreja Católica

Recife – Pernambuco (Segunda-feira, 21-01-2019, Gaudium Press) A exposição Santos Negros permanece em cartaz no Museu de Arte Sacra de Pernambuco (Maspe), no Alto da Sé, em Olinda. Até o mês de maio, os visitantes poderão apreciar o acervo, que destaca a forte atuação das Santas e Santos negros no decorrer da história e desenvolvimento da fé cristã.

Inaugurada em 20 de novembro passado, dia da Consciência Negra, a mostra é promovida pela Arquidiocese de Olinda e Recife, a Secretaria de Cultura de Pernambuco e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

Com base nesta exposição, é válido dizer que tanto no sítio histórico de Olinda quanto na capital pernambucana é comprovada a devoção aos santos negros nas confrarias e irmandades atuantes no decorrer da história.

Logo, a mostra tem como objetivo propor uma reflexão sobre a santidade da negritude na Igreja, bem como combater o preconceito racial e a intolerância. “Nossa história é marcada por uma forte presença negra”, afirmou o diretor do Maspe e um dos curadores da mostra, Padre Rinaldo Pereira.

De acordo com o sacerdote, um dos destaques da exposição é a imagem de Santo Elesbão, datada do século XVIII, da Igreja Rosário dos Homens Pretos do Recife.

Composta por 20 peças provenientes do acervo da Arquidiocese de Olinda e Recife, além de um amplo conjunto de estatuárias sacras, painéis, documentos e telas, sendo quatro delas feitas pelo pintor Roberto Ploeg, a mostra ficará em cartaz até 13 de maio próximo. O valor dos ingressos é de 10 reais (inteira) e cinco reais (meia).

O horário de funcionamento do Maspe é de terça a domingo, das 10h às 17h. Mais informações: (81) 3184-3154. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Olinda e Recife

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas