Gaudium news > Documentário conta a história da Guarda Suíça

Documentário conta a história da Guarda Suíça

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 22-01-2019, Gaudium Press) No dia 22 de janeiro de 1506 um grupo de soldados suíços chegou à Praça São Pedro, enviado pelo rei católico da Suíça, para proteger o Papa, que na época era Júlio II della Rovere. Assim se iniciou o serviço da Guarda Pontifícia até hoje prestado ao Pontífice e à Igreja.

Documenta?rio conta a histo?ria da Guarda Sui?c?a 1.jpg

Como forma de celebrar os 513 anos de fundação, na manhã desta terça-feira, 22, foi lançado o primeiro vídeo de uma série intitulada ‘#1506’ que contará a história da Guarda Suíça, o menor exército do mundo (clique aqui para assistir). O documentário foi realizado pelo Vatican Media e o Departamento de Comunicação, com o patrocínio do Dicastério para a Comunicação da Santa Sé.

O primeiro capítulo da série mostra o protocolo utilizado pela Guarda para acolher os chefes de Estado. A cerimônia é iniciada com o hasteamento das bandeiras do Vaticano e do país convidado na fachada do Palácio Apostólico. No Pátio de São Damaso ocorrem os primeiros cumprimentos dos representantes do Vaticano.

Documenta?rio conta a histo?ria da Guarda Sui?c?a 2.jpg

As honras militares são rendidas por doze guardas comandados por um sargento. Um segundo piquete de honra, composto por oito guardas, apresenta as armas no interior da Sala Clementina, durante a passagem da procissão que se dirige até a Biblioteca para a audiência com o Papa.

Documenta?rio conta a histo?ria da Guarda Sui?c?a 3.jpg

Esse vídeo foi filmado por ocasião da visita ao Vaticano do Presidente da Suíça, Alain Berset, ocorrida em novembro de 2018, entretanto, o protocolo é o mesmo para todos os chefes de estado. Após a audiência com o Santo Padre e do encontro com o Secretário de Estado, o Presidente se dirige ao quartel da Guarda Suíça, onde agradece por seu serviço e recorda o que o Corpo militar representa para a pátria suíça. Em seguida, troca algumas palavras com cada um dos guardas presentes no ato.

A série, que terá outros dez vídeos nos quais se mostrará diferentes atividades da Guarda Suíça, pretende oferecer uma visão real do mundo da Guarda Pontifícia para estimular o interesse dos jovens. Nessa mesma linha, foi lançado recentemente o perfil oficial da Guarda Suíça no Instagram, como forma de reforçar a comunicação em sintonia com as contas em outras redes sociais, tais como o YouTube e o Facebook.

Documenta?rio conta a histo?ria da Guarda Sui?c?a 5.jpg

Celebração pelos 513 anos de fundação

A celebração do aniversário de 513 de fundação da Guarda Suíça ocorrerá às 18h com uma Santa Missa celebrada no Campo Santo Teutônico no Vaticano, onde se encontram os túmulos dos cadetes que morreram durante o Saque de Roma. Na ocasião, os membros da Guarda também receberão os novos capacetes, produzidos com material sintético – mais leve – e impressos em 3D. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas