Gaudium news > Igreja do Sagrado Coração de Jesus terá bispo como administrador paroquial

Igreja do Sagrado Coração de Jesus terá bispo como administrador paroquial

Recife – Pernambuco (Terça-feira, 22-01-2019, Gaudium Press) O Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Limacêdo Antonio da Silva, será empossado como novo administrador paroquial da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus (Igreja Matriz de Casa Forte), durante celebração eucarística nesta terça-feira, 22 de janeiro, às 19h30.

A cerimônia também marcará a posse do novo vigário paroquial, Padre Fábio Paz, e será presidida pelo Arcebispo Dom Fernando Saburido.

Igreja do Sagrado Coração de Jesus terá bispo como administrador paroquial 

Dom Limacêdo Antônio, que também exerce o cargo de vigário geral da arquidiocese, ocupará a função de administrador paroquial de forma provisória, assim como ocorreu anteriormente com o Bispo Emérito da Diocese de Palmares, Dom Genival Saraiva de França, atual Administrador Apostólico da Diocese de Palmeira dos Índios, em Alagoas.

Em 2015, Dom Genival atuava como vigário geral arquidiocesano e foi designado provisoriamente por Dom Saburido para desempenhar a função de administrador paroquial da Paróquia de Casa Forte, onde permaneceu por um ano.

Casa Forte

Proveniente do conflito ocorrido em 17 de agosto de 1645, entre pernambucanos e holandeses, a expressão Casa Forte era o nome do histórico engenho pertencente à Anna Paes, que se notabilizou pela liberdade de pensamento e coragem pessoal. E o referido engenho foi um dos últimos redutos da resistência flamenga, por ocasião da Insurreição Pernambucana.

Na frente da Igreja do Sagrado Coração – antiga residência de Ana Paes -, na atual Praça de Casa Forte, encontra-se uma placa que registra o resultado daquele histórico encontro, vencido pelos pernambucanos que libertaram algumas senhoras aprisionadas pelos holandeses em uma casa próxima do templo.

Igreja do Sagrado Coração de Jesus terá bispo como administrador paroquial

Em 1810, o Padre José Inácio de Abreu e Lima adquire e reforma a antiga residência de Anna Paes, a casa-grande do engenho Casa Forte. Mais tarde, em 1907, as irmãs francesas da Sagrada Família readquirem e reformam o local, instalando um colégio para moças (atual Colégio Sagrada Família).

A Igreja de Casa Forte, completamente em ruínas no ano de 1865, passa por reformas e é reconstruída somente em outubro de 1911, sendo ainda consagrada também como Igreja Matriz de Casa Forte, sob a invocação do Sagrado Coração de Jesus. E em 31 de julho de 1917, é criada a Paróquia de Casa Forte. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Olinda e Recife

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas