Gaudium news > Restauração de obras de Arte Sacra é tema de exposição em Singapura

Restauração de obras de Arte Sacra é tema de exposição em Singapura

Singapura – Cidade de Singapura (Terça-feira, 22-01-2019, Gaudium Press) O sacerdote Kevin Lixey, Diretor Internacional de Padroeiros das Artes nos Museus Vaticanos (PAVM), realizou uma apresentação em Singapura no final do ano passado dedicada a destacar a importância dos processos de restauração das obras de arte no Vaticano. Este difícil trabalho foi qualificado pelo presbítero como “quase tão fascinante como as próprias obras de arte”.

Restaurac?a?o de obras de Arte Sacra e? tema de exposic?a?o em Singapura.jpg

A apresentação teve como título ‘Revelar a beleza antiga – A arte oculta da restauração nos Museus do Vaticano’ e inclui detalhes sobre trabalhos de restauração como o do retábulo de ‘Nossa Senhora do Cinto’, pintado no século XVI pelo pintor Vincenzo Pagani. A obra, gravemente danificada pela umidade em um templo antigo, havia ficado irreconhecível mas foi restaurada depois de cinco anos de pesquisa histórica e científica, de forma que recobrou seu esplendor original.

O Padre Lixey falou sobre a implementação de novas tecnologias por parte dos Museus Vaticanos, que incluem a fotografia infravermelho, o laser, massa de algas marinhas e os azeites essenciais. O programa de Padroeiros das Artes nos Museus Vaticanos foi lançado em 1983 para conservar e restaurar os tesouros de obras de arte cristãs e outras numerosas coleções recebidas pelos Papas durante os séculos.

Atualmente, os Museus Vaticanos tem mais de 100 patrocinadores com sucursais em Singapura e Hong Kong, aos quais se somará Filipinas. Por este motivo, o Padre Lixey visita estes países para despertar o interesse dos fiéis na conservação destes tesouros. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas